Moeda de 1 Centavo é Cunhada Pela Última Vez nos EUA
A Casa da Moeda dos Estados Unidos lançou nesta quarta-feira, 12 de novembro de 2025, a última moeda de 1 centavo, em um processo recomendado pelo presidente (Partido Republicano) devido aos altos custos de produção. A cerimônia foi realizada na sede do Departamento do Tesouro, na Filadélfia, com a supervisão do secretário do Tesouro, Scott Bessent, e do tesoureiro Brandon Beach.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Departamento do Tesouro anunciou, em maio, o fim da produção da moeda de 1 centavo após 232 anos de cunhagem no país. A decisão se baseou no fato de que a moeda é pouco utilizada pela população americana e a sua produção representa um custo superior ao seu valor de circulação.
A moeda de 1 centavo teve um papel importante na economia americana, sendo frequentemente utilizada em compras de doces, como chicletes, e em sistemas de pagamento como pedâmetros e parquímetros. Espera-se que a moeda continue a ser utilizada em estabelecimentos comerciais nos próximos anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estima-se que aproximadamente 114 bilhões de moedas de 1 centavo estejam em circulação entre os cidadãos americanos, embora a maioria delas permaneça inutilizada. A extinção da produção da moeda de 1 centavo pode levar a um aumento na produção de moedas de 5 centavos, o que poderia elevar os custos para o governo.
A primeira moeda de 1 centavo foi emitida em 1787, antes mesmo da criação da Casa da Moeda. Seu design atual foi introduzido em 1909, em homenagem ao presidente Abraham Lincoln, cuja imagem está presente no material.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
A extinção da produção da moeda de 1 centavo deve gerar uma economia de US$ 56 milhões para o governo americano.
