Carro elétrico é solução em apagão em SP! Engenheiro usa Yuan Plus para alimentar casa após vendaval. Tecnologia V2L surge como alternativa em emergências.
Após um forte vendaval em dezembro de 2025, São Paulo e a Região Metropolitana enfrentaram um apagão significativo, expondo falhas na distribuição de energia. A demora no restabelecimento do fornecimento, que se estendeu por vários dias em alguns bairros, evidenciou a necessidade de soluções alternativas.
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Em meio a essa situação, a tecnologia V2L (Vehicle-to-Load), presente em carros elétricos (BEV) e híbridos plug-in (PHEV), surgiu como uma resposta inesperada.
O sistema V2L permite que a bateria do veículo seja utilizada como uma fonte externa de energia para alimentar equipamentos residenciais. Essa capacidade foi demonstrada pelo engenheiro Maurício Barros, morador em Caieiras (SP), na Serra da Cantareira.
Após oito horas sem energia, ele optou por utilizar seu carro elétrico para garantir o funcionamento de itens essenciais, como geladeira, freezer, internet, televisão e computadores.
Maurício Barros já possuía o adaptador V2L e havia realizado testes prévios. Conectando seu Yuan Plus ao carro e utilizando uma extensão, ele conseguiu manter o fornecimento de energia por três dias. O consumo de energia foi surpreendentemente baixo, com apenas 5% da bateria de 60 kWh sendo utilizada.
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O sistema possui uma proteção automática que impede a descarga total, interrompendo a energia quando atinge 20% para garantir a autonomia do veículo.
Além de atender às suas necessidades, Maurício Barros utilizou seu carro para auxiliar vizinhos. Ele levou o veículo até a frente da casa de três moradores, fornecendo energia para baixar a temperatura do freezer e da geladeira, evitando a perda de alimentos.
Ele também ajudou um vizinho administrador do condomínio a manter o sistema de segurança em funcionamento, ligando câmeras, a portaria e recarregando no-breaks descarregados.
Maurício Barros compartilhou o procedimento com outros seis vizinhos que possuíam BEVs, mas não sabiam utilizar o recurso. Ele enfatizou a importância do uso de extensões adequadas, com cabos mais grossos, especialmente na ligação inicial. O engenheiro é um entusiasta de carros elétricos e compartilha suas experiências no perfil Fui de Elétrico, onde narra curiosidades sobre o assunto, tendo feito uma viagem de 18 mil quilômetros pela América Latina.
A tensão de saída do carro elétrico é de 220V, exigindo atenção para evitar danos a equipamentos. Maurício solicitou à BYD a redução para 118V, voltagem de casa. Há a possibilidade de usar transformador ou nobreak bivolt. A potência máxima de saída é de cerca de metade da potência de carregamento do carro, chegando a 16 amperes, o suficiente para resolver muitas situações emergenciais.
O engenheiro alerta para que os maiores vilões do consumo doméstico continuam sendo equipamentos de aquecimento e refrigeração de alta potência, como ar-condicionado, chuveiro elétrico e boiler.
A experiência de Maurício Barros demonstra o potencial da tecnologia V2L como ferramenta de resiliência energética em situações de emergência. A conscientização sobre o uso de equipamentos de alta potência e a busca por soluções alternativas, como a utilização de carros elétricos, podem contribuir para a segurança e o conforto das residências em momentos de falta de energia.
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