Carro Alegórico do PT é Desmontado no Rio e Lula Sofre Ataque Polêmico!

Carro alegórico da Acadêmicos de Niterói desmontado após desfile no Rio! Boneco de Lula danificado e alvo de críticas. Saiba mais!

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Carro Alegórico da Acadêmicos de Niterói Desmontado Após Desfile no Rio

Um carro alegórico da Acadêmicos de Niterói, escola do Grupo Especial do Carnaval do Rio que conta com o apoio do Partido dos Trabalhadores (PT), foi encontrado desmontado nos arredores da Marquês de Sapucaí logo após o término do desfile de domingo (15 de fevereiro de 2026).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O boneco gigante do presidente Lula, com uma das mãos e a cabeça removidas, estava caído e sendo arrastado.

Reações e Imagens Publicadas

O ex-deputado Eduardo Bolsonaro (@BolsonaroSP) compartilhou imagens da cena no X (antigo Twitter) na terça-feira (17 de fevereiro de 2026, escrevendo: “No final, o bem vencerá o mal.” Outros vídeos, publicados em redes sociais, mostram um momento posterior, onde a cabeça do boneco está separada do restante da estrutura e permanece no meio da via.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Críticas da Oposição

A apresentação da Acadêmicos de Niterói, com o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, gerou reações da oposição ao governo federal. Congressistas do Partido Liberal (PL), incluindo o senador do Rio de Janeiro e o deputado do Goiás, além do deputado do União Brasil de São Paulo e o governador do Novo, classificaram a apresentação como uma eleição antecipada com viés político.

Ações do Partido Novo

O Partido Novo anunciou na segunda-feira (16 de fevereiro de 2026) que irá pedir uma investigação formal assim que houver o registro de sua candidatura ao Planalto. A legenda informou que pretende protocolar uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) sob o argumento de abuso de poder político e econômico no desfile realizado no Carnaval do Rio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Reações do Partido Liberal

O Partido Liberal também informou que adotará medidas em relação ao desfile. Em nota, a sigla mencionou o uso de jingles associados a campanhas anteriores, referências a números de urna, elementos visuais ligados ao PT e alegorias que destacariam promessas de governo.

Para o partido, o desfile poderia caracterizar propaganda antecipada e eventual abuso de poder político, sobretudo por se tratar de um evento com recursos públicos. A Acadêmicos de Niterói, assim como todas as outras escolas do Grupo Especial do Rio, recebeu R$ 1 milhão da prefeitura.

Resposta do PT

O Partido dos Trabalhadores (PT) na segunda-feira (16 de fevereiro de 2026) que o desfile da Acadêmicos de Niterói em homenagem ao presidente Lula foi uma manifestação artística autônoma da agremiação sem participação, financiamento ou coordenação do partido ou do chefe do Executivo.

Sair da versão mobile