Suspensão da Jogadora Carol Solberg em Torneio Internacional
A Federação Internacional de Voleibol (FIVB) anunciou na quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026, a suspensão da jogadora brasileira Carol Solberg de um torneio internacional. A decisão foi tomada pelo Painel Disciplinar da organização, motivada por uma “manifestação de natureza não esportiva” ocorrida após a disputa pelo terceiro lugar no Mundial de Vôlei de Praia de Adelaide 2025.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo comunicado oficial da federação, a punição está embasada no artigo 8.3 do Regulamento Disciplinar da FIVB. A entidade ressaltou seu compromisso em manter um ambiente de competição “justo, respeitoso e focado no esporte”, onde os atletas possam alcançar seu melhor desempenho.
A decisão ainda pode ser objeto de recurso, conforme estabelecido nas normas da organização. A situação gerou repercussão devido à natureza da manifestação da atleta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Detalhes da Manifestação e Contexto
A manifestação ocorreu durante uma entrevista concedida por Carol Solberg logo após a partida que garantiu o bronze à dupla brasileira em Adelaide. Em um momento de emoção, a jogadora fez referência ao ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, que estava preso na época.
Em seguida, a atleta publicou uma mensagem em suas redes sociais, celebrando o episódio com entusiasmo. Em inglês, declarou: “É um dia incrível para mim. Eu estou tão feliz. Também é um dia feliz para o mundo todo. Ontem, no Brasil, colocamos na cadeia o pior presidente de todos os tempos no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Então, Bolsonaro está preso e é tão importante que celebremos. Você conhece o Brasil. Estou tão orgulhosa de ter essa bandeira agora. Você sabe que… Eu nunca acreditaria que teríamos um presidente como esse. Então, temos que comemorar”.
Em português, complementou: “Vamos comemorar Bolsonaro na cadeia, galera. Porra, isso é muito bom”.
Histórico de Posicionamentos Públicos
Não se trata da primeira vez que Carol Solberg se manifesta publicamente sobre o ex-presidente. Em 2021, durante a pandemia de COVID-19, a jogadora expressou sua profunda insatisfação com a gestão do governo Bolsonaro na condução da crise sanitária, que naquele período havia registrado mais de 600 mil mortes no Brasil.
Na ocasião, ela declarou que a situação do país lhe “doía muito” e manifestou sua insatisfação com a gestão federal. A decisão da FIVB em punir Solberg reflete o esforço da organização em manter a integridade do esporte e o respeito às normas disciplinares.
