Rio de Janeiro em crise: roubos de celular alarmam no Carnaval de 2025! 😱 Dados chocantes revelam 72 mil furtos e 4,6 mil roubos durante a folia. Descubra os locais mais afetados e dicas para proteger seu celular! #RioDeJaneiro #Carnaval #Segurança
Em março de 2025, durante o período do carnaval, o Rio de Janeiro registrou um cenário preocupante: um celular era roubado ou furtado a cada seis minutos. Esses dados fazem parte de um levantamento realizado pela CNN Brasil, com base em informações do Instituto de Segurança Pública (ISP).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O período da folia foi marcado por um aumento significativo nos registros de crimes contra a propriedade.
As delegacias do estado registraram um total de 4.613 furtos e 2.469 roubos de celulares. Esse aumento de 14% em relação ao Carnaval de 2024, em fevereiro, demonstra a intensidade da ocorrência durante a folia. A frequência com que um aparelho era levado, comparável a uma ou duas músicas em um bloco de rua, evidenciou a vulnerabilidade da população.
Em 2025, o estado do Rio contabilizou 72.228 ocorrências de roubo e furto de celulares, um número recorde desde o início da série histórica em 2003. A comparação com 2024 revelou um salto de 25% nos furtos e 23% nos roubos, intensificando a necessidade de medidas de segurança.
Nas delegacias com maior número de registros de roubo de celular em 2025, cinco destacaram-se na Baixada Fluminense. A 59ª DP, em Duque de Caxias, liderou com 1.267 ocorrências. A 64ª DP, em Vilar dos Teles, registrou 871 casos, seguida pela 54ª DP em Belford Roxo (737), 52ª DP em Nova Iguaçu (718) e 58ª DP no bairro da Posse, também em Nova Iguaçu (699).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante o fim de semana, dias 7 e 8 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e a Guarda Municipal atuaram em mais de 100 desfiles de blocos de rua. Essa atuação resultou na apreensão de dois homens suspeitos de roubo de celular durante o desfile do Cordão do Boitatá.
Uma das vítimas reconheceu um dos suspeitos, enquanto o outro possuía um mandado de apreensão em aberto. Além disso, foram abordados mais de 2.500 vendedores ambulantes, resultando na apreensão de 689 garrafas de vidro, 32 facas, um martelo e dois botijões de gás.
Quase cinco toneladas de itens não permitidos nos blocos foram recolhidas e encaminhadas aos depósitos municipais.
Segundo George Kleinau, especialista em cibersegurança do Centro de Referência em Tecnologia da Informação e Comunicação, Digitech, da Firjan SENAI, o principal prejuízo em casos de roubo ou furto não é a perda do aparelho, mas o risco de acesso a informações pessoais, documentos e contas bancárias.
O Digitech da Firjan SENAI reuniu orientações de segurança digital para o período do Carnaval.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!