Logo Alerta Jornal
Logo Alerta Jornal
  • Home
  • Tendências
  • Finanças
  • Internacional
  • Brasil
  • Cultura
  • Política
  • Economia
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Alerta Jornal - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Congresso
  3. Carla Zambelli Pode Passar na Penitenciária Feminina do DF

Carla Zambelli Pode Passar na Penitenciária Feminina do DF

Deputada Carla Zambelli pode ser levada à Penitenciária Feminina do Distrito Federal (PFDF), apelidada de “Colmeia”. Decisão do STF e Justiça italiana investigam a possibilidade de extradição

Por: redacao

13/12/2025 14:37

4 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Deputada Federal Zambelli Pode Passar Tempo na Penitenciária Feminina do Distrito Federal

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, encaminhou informações e imagens ao Ministério da Justiça sobre a possível localização da deputada federal Carla Zambelli, caso ela seja extradição. A resposta visa esclarecer para qual presídio a congressista poderá ser levada, caso a extradição seja aceita pelo governo italiano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O documento, enviado na sexta-feira (12 de dezembro de 2025), detalha a recomendação do Juízo da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, que sugere a Penitenciária Feminina do Distrito Federal (PFDF), conhecida como Colmeia.

Detalhes da Recomendações da Justiça

O Juízo da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal justificou a recomendação com base na estrutura interna da PFDF, que possui alas distintas para a separação de perfis e o atendimento das necessidades específicas das mulheres privadas de liberdade.

A alocação das internas considera critérios técnicos, vulnerabilidades, riscos, necessidades assistenciais e a preservação da integridade física e moral das custodiadas. A estrutura, conforme registrada em relatórios e imagem institucional, permite a organização por blocos independentes, reforçando a separação de perfis e a proteção individualizada.

Investigações e Controles na Penitenciária Feminina

As autoridades italianas também levantaram questões sobre as condições dos presídios femininos, a existência de atos de violência e intimidação contra detentas e a capacidade da polícia penal de manter a ordem. A Justiça do Distrito Federal declarou que a unidade prisional opera conforme os princípios da administração pública e em respeito à Constituição Federal e à Lei de Execução Penal.

Leia também:

Senador Alerta: Relações Indevidas e Crime Organizado no Banco Master

Senador Alerta: Relações Indevidas e Crime Organizado no Banco Master

Lula e CEO do Banco Master discutem investigação em curso, revelam fontes

Lula e CEO do Banco Master discutem investigação em curso, revelam fontes

Governo Federal Busca Fim da Jornada de 6×1 para 2026 no Congresso

Governo Federal Busca Fim da Jornada de 6×1 para 2026 no Congresso

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Há acompanhamento contínuo por órgãos de controle, como a Vara de Execuções Penais, o Ministério Público, a Defensoria Pública e organismos de direitos humanos. Eventuais denúncias são apuradas pela Gerência Correcional da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal.

Polícia Penal e Segurança na Penitenciária

A Justiça italiana também solicitou informações sobre a capacidade de atuação e controle da Polícia Penal, incluindo a aptidão para restabelecer a ordem interna. O Juízo declarou que os agentes são funcionários públicos concursados, submetidos a investigação social, avaliação de vida pregressa e curso de formação policial com ênfase em técnicas de segurança e gestão prisional.

Registra-se que nunca houve rebelião na PFDF, evidenciando a capacidade de controle e atuação técnica da Polícia Penal do Distrito Federal.

Decisão do STF e Próximos Passos

Na semana passada, a Justiça italiana suspendeu o julgamento da extradição solicitada pelo governo brasileiro para esperar a resposta do STF. O julgamento será retomado em 18 de dezembro. A 1ª Turma do STF já decidiu pela perda imediata do mandato da deputada, com votos majoritários dos ministros Cristiano Zanin, Flávio Dino e Cármen Lúcia.

A decisão confirma a violação da Constituição Federal por parte da Câmara dos Deputados, que rejeitou a declaração de vacância do cargo após a condenação criminal de Zambelli com trânsito em julgado.

Condenações e Prisão da Deputada

Carla Zambelli foi condenada em maio deste ano pelo STF a 10 anos de prisão e ao pagamento de R$ 2 milhões por danos coletivos por invadir o sistema do CNJ. O ministro Alexandre de Moraes determinou a prisão preventiva da deputada. De acordo com as investigações, Zambelli foi a autora intelectual da invasão ao sistema do CNJ para a emissão de um mandado falso de prisão contra Moraes.

Ainda conforme a investigação, o hackeamento foi executado por Walter Delgatti, que também foi condenado e disse ter realizado o trabalho a mando da congressista.

Próximos Passos no Processo de Extradição

Em julho, Zambelli foi presa em Roma, capital da Itália. O governo brasileiro pediu a extradição de Carla Zambelli. O pedido foi oficializado pelo STF e o requerimento foi enviado pelo Itamaraty ao governo italiano. Em agosto, ela também foi condenada pelo STF a 5 anos e 3 meses de prisão por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal contra o jornalista Luan Araújo em São Paulo, na véspera do 2º turno de 2022.

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Carla ZambelliPenitenciária FemininaPresídio Feminino
Foto do redacao

Autor(a):

redacao

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.

Imagem do post

Política

STF e Tribunais Sob Foco: Manifestação Exige Ética e Transparência!

02/02/2026 10:19 | 3 min de leitura

● Influenciador Brasileiro Detido nos EUA: Falha no Sistema Causa Problemas Legais

02/02/2026 10:22 | 1 min de leitura

● Ibovespa Dispara com Investimento Estrangeiro e Novo Indicador de Risco!

02/02/2026 10:12 | 1 min de leitura

● Greve dos Rodoviários em São Luís: Crise no Transporte e Negociações Estagnadas!

02/02/2026 10:18 | 2 min de leitura

● Guarulhos e Rio: Desabamentos Causam Pânico e Tragédia – Mortos e Feridos!

02/02/2026 10:23 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!