Carla Zambelli: Inquérito Arquivado pelo STF Após Fuga para os EUA!

Carla Zambelli: Inquérito Arquivado! STF encerra investigação por coação e obstrução. Ministro Moraes toma decisão polêmica. Saiba mais!

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Ex-deputada Carla Zambelli Tem Inquérito Arquivado pelo STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o arquivamento de um inquérito que investigava a ex-deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) por suspeita de coação no curso de processos e obstrução de investigação. A decisão, anunciada nesta quarta-feira (18), encerrou formalmente a apuração, que havia sido aberta em junho do ano passado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A investigação teve início após declarações públicas de Zambelli, em uma entrevista, onde ela admitiu que, após fugir do Brasil, pretendia buscar asilo político no governo dos Estados Unidos. Além disso, a ex-parlamentar alegou que seguiria o “mesmo modus operandi” adotado pelo ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) para a prática de condutas ilícitas.

É importante ressaltar que a abertura da investigação ocorreu antes da prisão de Zambelli na Itália, em julho do ano passado, em Roma. A situação se agravou devido à sua dupla cidadania, que a permitiu buscar refúgio político no país, após ter sido condenada pelo STF a 10 anos de prisão pela invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), um evento que ocorreu em 2023.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As investigações revelaram que Zambelli era a mente por trás da invasão ao CNJ, com o objetivo de obter um mandado de prisão falso contra o ministro Alexandre de Moraes. A ação foi executada por Walter Delgatti, que também foi condenado e confirmou ter agido sob as ordens da parlamentar.

Após a fuga para a Itália, o governo brasileiro solicitou a extradição de Zambelli para o Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

A decisão final sobre o processo de extradição será tomada em uma audiência que será realizada pela Justiça italiana nas próximas semanas. A expectativa é de que a Justiça italiana analise as evidências e determine se a extradição de Carla Zambelli para o Brasil será ou não autorizada.

Sair da versão mobile