Carla Zambelli e Estratégia Polêmica: Renúncia e Busca por Liberdade no Exterior

Carla Zambelli busca liberdade: decisão estratégica e fuga do Brasil. Deputada (PL-SP) busca evitar julgamento politizado e garantir defesa jurídica

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Deputada Carla Zambelli e Decisão Estratégica, Segundo Líder do PL na Câmara

O líder do Partido Liberal (PL) na Câmara dos Deputados, (RJ), afirmou neste domingo (14.dez.2025) que a decisão da deputada (PL-SP) de renunciar antes da conclusão da cassação não foi improvisada, mas sim uma decisão estratégica. “Ao renunciar antes da conclusão da cassação, Carla Zambelli preserva direitos, amplia possibilidades de defesa e evita os efeitos mais graves de um julgamento claramente politizado, ganhando margem jurídica para buscar liberdade e permanecer na Itália”, escreveu o deputado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cassação do Mandato e Determinação do STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou a perda do mandato da deputada na 5⁠ª feira (11.dez) e deu ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), 48 horas para convocar o suplente após o plenário da Casa.

Condenações e Prisão de Carla Zambelli

Carla Zambelli foi condenada em maio deste ano pelo STF a 10 anos de prisão e ao pagamento de R$ 2 milhões por danos coletivos por invadir o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O ministro Alexandre de Moraes determinou a prisão preventiva da deputada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Investigações sobre a Invasão ao Sistema do CNJ

De acordo com as investigações, Carla Zambelli foi a autora intelectual da invasão ao sistema do CNJ para a emissão de um mandado falso de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes. Ainda conforme a investigação, o hackeamento foi executado por Walter Delgatti, que também foi condenado e disse ter realizado o trabalho a mando da congressista.

Em junho, Zambelli deixou o Brasil e passou a ser considerada foragida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Condenação Adicional e Prisão em Roma

Em agosto, Zambelli também foi condenada pelo STF a 5 anos e 3 meses de prisão por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal contra o jornalista Luan Araújo em São Paulo, na véspera do 2º turno de 2022.

Sair da versão mobile