Ex-presidente francês é alvo de denúncia da ex-mulher; político tem pena de 5 anos por crime. Leia no Poder360.
Nicolas Sarkozy, ex-presidente da França, foi preso na penitenciária de La Santé, em Paris, na terça-feira, 21 de outubro de 2025, para cumprir pena de 5 anos por associação criminosa e financiamento ilegal de sua campanha de 2007 com recursos da Líbia. Essa é a primeira vez que um ex-chefe de Estado francês é preso desde o fim da Segunda Guerra Mundial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Carla Bruni, esposa de Nicolas Sarkozy, publicou em seu perfil no Instagram uma mensagem em apoio ao marido, chamando o caso de “escândalo judicial”. A publicação, assinada com as iniciais “NS”, foi feita no mesmo dia em que Sarkozy foi preso.
O texto de Carla Bruni diz: “No momento em que me preparo para atravessar os muros da prisão da Santé, meus pensamentos vão para as francesas e os franceses de todas as condições e de todas as opiniões. Quero lhes dizer, com a força inabalável que é a minha, que não é um ex-presidente da República que está sendo encarcerado esta manhã — é um inocente.”
Ela continuou: “Continuarei denunciando este escândalo judicial esta via-crúcis que sofro há mais de 10 anos. Eis, portanto, um caso de financiamento ilegal sem o menor financiamento! Uma instrução judicial de longo curso iniciada com base em um documento cuja falsidade agora está comprovada.”
A decisão judicial que determinou a detenção de Sarkozy foi proferida em setembro de 2025. A Justiça justificou a medida pela “excepcional gravidade dos fatos”. A sentença está relacionada a supostas manobras de aliados do político para buscar recursos junto ao regime líbio de Muamar Kadafi.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A defesa solicitou liberdade condicional, amparada pela legislação francesa que estabelece o benefício para presos com mais de 70 anos. A Justiça tem até 2 meses para decidir sobre o pedido. O recurso contra a condenação ainda será analisado nos próximos meses, sem data definida.
Nicolas Sarkozy já havia sido condenado por corrupção, tráfico de influência e financiamento ilegal da campanha de 2012. Ele também responde a outros processos e chegou a usar tornozeleira eletrônica no início de 2025.
Sarkozy ocupa uma das 15 celas de 9 metros quadrados na ala de isolamento da prisão de La Santé, buscando evitar contato com outros detentos e possíveis registros de imagem.
A prisão representa um contraste com a trajetória do político, que construiu sua imagem de rigor contra o crime quando foi ministro do Interior de 2005 a 2007.
Nicolas Sarkozy é o 1º ex-chefe de Estado francês preso desde Philippe Pétain, condenado por colaboração com a Alemanha nazista depois da Segunda Guerra Mundial. Também é o 1º líder de um país da UE (União Europeia) a enfrentar encarceramento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.