Candidato é preso em flagrante no primeiro dia do Enem 2025 por fraude!

Polícia Federal prende candidato em flagrante no 1º dia do Enem 2025. Ação coordenada com coordenação do exame após denúncia de uso de recursos ilícitos

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

PF Prende Candidato em Flagrante no Primeiro Dia do Enem 2025

A Polícia Federal efetuou a prisão em flagrante de um candidato durante a realização da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, em ação coordenada com a coordenação do exame. A ocorrência ocorreu após uma denúncia que levantou suspeitas sobre a possível utilização de recursos ilícitos durante a prova.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O incidente ocorreu próximo ao término da avaliação, quando fiscais identificaram o candidato em posse de um aparelho celular não declarado, o que violava as normas estabelecidas para o exame. A situação gerou a instauração de um procedimento cautelar, culminando na prisão em flagrante.

Após a detenção, o candidato foi indiciado e poderá responder por crimes previstos nos artigos 311-A, III do Decreto Lei 2.848/1940 e Art. 171, § 3º c/c Art. 14, II do Decreto Lei 2.848/1940. As acusações incluem fraude em concurso público e tentativa de estelionato.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O primeiro dia da aplicação do Enem 2025 contou com a presença de mais de 3,5 milhões de estudantes. Dos aproximadamente 4,8 milhões de inscritos, 73% compareceram para responder a 90 questões divididas entre linguagens e ciências humanas, além de elaborar uma redação.

A prova de redação apresentou o tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou a relevância do tema, enfatizando a necessidade de uma análise cuidadosa por parte da sociedade diante das mudanças demográficas do país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

O ministro ressaltou que o Brasil está invertendo a curva etária, com o aumento da população idosa, impulsionado pelos avanços da medicina e pelo aumento da expectativa de vida. Essa realidade demanda políticas públicas específicas para atender às necessidades da população mais velha.

Sair da versão mobile