Após bombardeios das Forças de Defesa de Israel (FDI) na área de Rafah, no sul da Faixa de Gaza, um número indeterminado de caminhões carregados com alimentos, produtos médicos e itens de higiene retornaram ao lado egípcio da fronteira, conforme relatado por uma fonte do Crescente Vermelho egípcio à Agência EFE.
Suspensão Temporária da Entrada de Mercadorias
A fonte não especificou o número de veículos que retornaram ao Egito, após a entrada de um comboio de aproximadamente 200 caminhões ter se dirigido às passagens de Kerem Shalom e Al Auja, sob inspeção antes de entrar em Gaza. A passagem de fronteira de Rafah, que conecta diretamente o Egito à Faixa, permanece fechada.
A suspensão da entrada de caminhões ocorreu em resposta a bombardeios das FDI contra milicianos de Gaza na área de Rafah (sul de Gaza, sob controle militar israelense), em retaliação ao lançamento de um míssil antitanque e disparos contra tropas israelenses.
Abertura da Fronteira em Suspensão
Uma fonte no lado egípcio da passagem de Rafah informou à EFE que o cruzamento não será aberto naquele dia e que Israel mantém o controle do lado de Gaza. A abertura prevista para amanhã, segunda-feira, conforme anunciado pela embaixada palestina no Cairo e confirmado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) ao jornal “Haaretz”, está suspensa.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, declarou que a abertura da passagem de fronteira, prevista no acordo de cessar-fogo, dependerá do cumprimento do Hamas em relação à devolução de reféns e implementação do acordo, em referência à demora na entrega dos corpos de reféns israelenses.
LEIA TAMBÉM!
Com informações da EFE
