Ministro Camilo Santana detalha tema redação Enem 2025: “Envelhecimento na sociedade brasileira”. Prova exige texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas.
O ministro da Educação, Camilo Santana, divulgou informações sobre o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 pela rede social X no domingo (9). O tema central é “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A prova de redação exige a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo. O texto deve ter um limite de 30 linhas, considerando a situação-problema, os textos motivadores e os conhecimentos adquiridos na formação acadêmica do candidato.
O candidato deverá elaborar um texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, a partir da situação-problema proposta. É necessário apresentar argumentos consistentes e estruturados, com coerência, defendendo um ponto de vista sobre o tema.
Além disso, o candidato deve formular uma proposta de intervenção social, buscando uma solução para o problema apresentado no desenvolvimento do texto. Essa proposta deve respeitar os direitos humanos. Propostas que violem esses direitos serão desconsideradas.
As redações serão corrigidas por dois avaliadores, com formação em letras ou linguística, que avaliarão de forma independente, sem que um conheça a nota do outro. A avaliação será feita em cinco competências, com uma nota máxima de 1.000 pontos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A nota final será a média aritmética entre as notas dos dois avaliadores.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!