Câmara vota cassação de Plínio, Fortunato e Vargas – Relembre o caso!

Câmara analisa cassação de Plínio, Fortunato e Vargas; Zambelli e Ramagem em foco. Processo contra Braga pautado nesta quarta (10/12).

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Câmara dos Deputados Analisa Processos de Cassação

A partir das 11h desta quarta-feira, 10 de dezembro de 2025, a Câmara dos Deputados dará início à votação dos processos de cassação que visam os deputados Plínio Karvalhof (PL-SP), Luiz Fortunato (PL-RJ) e Guilherme Vargas (Psol-RJ). O caso do PL-SP será analisado na semana seguinte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Deputados Envolvidos em Processos de Cassação

Os quatro deputados podem perder seus mandatos devido a quebra de decoro parlamentar, condenações criminais, excesso de faltas e fuga após condenação por crimes contra o Estado Democrático de Direito.

Processo Contra Zambelli em Análise

O processo contra a deputada Carla Zambelli foi encaminhado ao plenário após conclusão na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Para que a deputada seja cassada, são necessários pelo menos 257 votos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Zambelli foi alvo de uma condenação pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão, multa e perda do mandato por invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A congressista viajou para a Itália em julho, antes da decretação de sua prisão, e aguarda uma decisão da Justiça italiana sobre o pedido de extradição.

Caso Ramagem: Decisão da Justiça Americana

O caso do deputado Bolívar Ramagem, condenado a 16 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado e atualmente foragido nos Estados Unidos, será levado diretamente ao plenário da Câmara. Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), foi proibido de sair do país e entregar seus passaportes durante a investigação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Processo Contra Glauber Braga Pautado

Outro processo a ser votado nesta quarta-feira (10 de dezembro) é o que envolve o deputado Glauber Braga. Braga foi acusado de faltar ao decoro parlamentar ao empurrar e chutar um integrante do Movimento Brasil Livre, em abril do ano passado.

Sair da versão mobile