Câmara Instala Comissões Permanentes com Novas Presidências
A retomada dos trabalhos legislativos na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (3 de fevereiro de 2026) marcou a instalação de seis comissões permanentes, juntamente com a eleição de seus respectivos presidentes. A maioria das indicações refletiu o alinhamento político de centro-direita e direita, resultado de negociações entre os deputados que compõem as comissões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O processo de escolha das comissões segue o princípio da proporcionalidade partidária, levando em consideração o resultado da última eleição para a Câmara. O tamanho de cada bloco partidário na Casa determina a ordem de escolha e o número de comissões que cada um terá. Ainda que a proporcionalidade seja um fator chave, acordos entre os líderes partidários podem levar a trocas de cargos.
As comissões instaladas nesta terça-feira e seus presidentes são: Ciência, Tecnologia e Inovação – (PP-PI); Viação e Transportes – (PP-BA); Minas e Energia – (PL-PA); Relações Exteriores e Defesa Nacional – (PL-SP); Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado – (PL-PE); Trabalho – (PDT-RJ). A expectativa é que as demais comissões realizem o mesmo rito ao longo da semana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com um total de 30 grupos permanentes, as comissões se dedicam a debater temas específicos, buscando gerar propostas legislativas para o ano de 2026.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
