Câmara dos Deputados Instala Novas Comissões Permanentes em 2026
Em uma sessão nesta quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026, a Câmara dos Deputados concluiu a instalação de mais oito comissões permanentes. Paralelamente, foram eleitos os novos presidentes que irão coordenar o trabalho de cada um dos colegiados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A maioria das indicações foi resultado de um acordo entre os deputados que compõem as comissões, com a expectativa de que o restante das comissões siga o mesmo rito ao longo da semana.
Comissões Instaladas e seus Presidentes
As comissões que foram instaladas nesta quarta-feira e seus respectivos presidentes são:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Formulário de cadastro alertas grátis do Poder360
- Esporte – (PSD-SP)
- Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência – (PSB-DF)
- Desenvolvimento Econômico – (Republicanos-PI)
- Comunicação – (Republicanos-SP)
- Saúde – (PL-RS)
- Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural – (PSD-PR)
- Integração Nacional e Desenvolvimento Regional – (União Brasil-CE)
- Turismo – (PL-SC)
Processo de Escolha e Proporcionalidade Partidária
A formação das comissões permanentes da Câmara é baseada nos resultados da última eleição e no princípio da proporcionalidade partidária. O tamanho de cada partido na Casa influencia a ordem de escolha e o número de comissões que cada um terá. É importante ressaltar que, apesar da estrutura, podem ocorrer trocas de cargos mediante acordo entre os líderes partidários.
Exceção e Acordo entre Líderes
O presidente da Câmara, representado pelo partido Republicanos-PB, formalizou um acordo com os líderes partidários para manter a distribuição das comissões entre os partidos. A única exceção a essa regra foi a Comissão Mista de Orçamento, que terá como presidente um deputado do partido PSD.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
A escolha reflete o funcionamento do regimento interno da Câmara, que exige a eleição de novos presidentes para cada comissão.
