Caiado e Ciro atacam em meio à divisão da direita; Lula é alvo

Governador de Goiás ataca entrevista do presidente do PP, que responde acusando o político do União Brasil de ter “tempo livre” e cita Lula como “adversário”.

05/10/2025 16:24

1 min de leitura

Caiado e Ciro atacam em meio à divisão da direita; Lula é alvo
(Imagem de reprodução da internet).

Divisão na Direita Brasileira se Intensifica em Busca de Candidato Presidencial

O presidente nacional do Partido Progressista (PP), senador pelo Piauí Ciro Nogueira, 56 anos, e o governador de Goiás e pré-candidato a presidente da República, Ronaldo Caiado, 76 anos, trocaram críticas por meio da internet neste domingo (5.out.2025). Essa troca de farpas demonstra a crescente divisão dentro do campo da direita brasileira, que ainda não possui um nome claro para desafiar Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 79 anos, na disputa presidencial de 2026.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atualmente, a direita brasileira conta com pelo menos quatro postulantes à presidência: os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), 50 anos, de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), 60 anos, e do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), 44 anos. Além desses quatro, a família de Jair Bolsonaro (PL), que pode também entrar na disputa, todos pelo PL: a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, 43 anos, e os filhos Flávio Bolsonaro, 44 anos, e Eduardo Bolsonaro, 41 anos.

Disputa Interna e Desconfiança na Direita

Nenhum nome da direita consegue unificar esse campo político neste momento. Em entrevista ao jornal O Globo, Ciro Nogueira afirmou que, a rigor, só há dois nomes em consideração e que o anúncio oficial será feito por Jair Bolsonaro em dezembro de 2025 ou janeiro de 2026. Seriam Tarcísio de Freitas e Ratinho Júnior.

Em Brasília, surgiram informações de que Ciro almeja a vaga de candidato a vice-presidente na chapa da direita.

Repercussão e Retorno de Caiado

Caiado reagiu à entrevista em seu perfil no X (antigo Twitter) e disse: “Se Bolsonaro quiser um porta-voz, será um de seus filhos ou Michelle. Não o Ciro Nogueira, senador de inexpressiva presença nacional, que um dia já jurou amor eterno ao Lula”.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Resposta de Ciro Nogueira

Ciro respondeu de forma concisa, também em seu perfil no X: “Nosso adversário é Lula. Caiado, pode falar qualquer coisa: você está certo. Satisfeito?”

Autor(a):