Café, chá e água: consumo reduz risco de morte, aponta estudo da China

Consumo de água, café e chá ligado a menor risco de morte, aponta estudo da China. Pesquisas com 182 mil adultos revelam benefícios da hidratação.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Hidratação e Saúde: Café, Chá e o Poder da Água

Um novo estudo revela que o consumo equilibrado de água, café e chá pode estar associado a um menor risco de morte por todas as causas, especialmente por doenças cardiovasculares. Pesquisadores da China analisaram dados de mais de 182 mil adultos vindos do UK Biobank, um estudo que avalia condições de saúde de meio milhão de pessoas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os autores concluíram que o consumo isolado de café ou chá não está tão fortemente associado à diminuição da mortalidade quanto a ingestão conjunta.

“Com algumas ressalvas, trata-se de um trabalho interessante, que reforça que essas bebidas podem contribuir para a hidratação”, comenta o nutrólogo Celso Cukier, do Einstein Hospital Israelita. A hidratação adequada é fundamental, pois nosso corpo é composto por cerca de 65% de água, e as perdas diárias por diurese, evacuação e respiração exigem reposição constante.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A nutrição e a saúde cardiovascular dependem do equilíbrio de líquidos que circulam pelo organismo. Quando o consumo de água é insuficiente, surgem prejuízos à saúde. Além disso, a hidratação adequada colabora para o transporte de nutrientes, a regulação térmica e as funções renais, digestivas, cardiovasculares e pulmonares.

“Estudos epidemiológicos mostram que a hidratação adequada está associada a uma menor incidência de doenças crônicas, sendo um marcador de saúde e de longevidade”, diz a nutricionista Valéria Machado, colaboradora em pesquisas no setor de Lípides, Aterosclerose e Biologia Vascular da disciplina de Cardiologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Sair da versão mobile