Aumento Exponencial nas Exportações de Veículos de Nova Energia da China
As exportações chinesas de veículos de nova energia (NEVs) registraram um crescimento impressionante, com um aumento de 89,4% em relação ao ano anterior, atingindo 1,76 milhão de unidades nos primeiros nove meses de 2025. A BYD desempenhou um papel crucial nesse cenário, respondendo por quase 40% do total.
Desempenho da BYD e Impacto Global
A expansão global da BYD, que se concentra exclusivamente na produção de veículos elétricos, impulsionou suas vendas no exterior em 130%, alcançando 705 mil unidades no mesmo período. Isso elevou a empresa da 6ª para a 2ª maior exportadora chinesa de automóveis, conforme dados divulgados na terça-feira (14 de outubro de 2025) pela Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis.
Crescimento Total das Exportações de Veículos da China
O boom dos NEVs contribuiu para um aumento geral nas exportações de veículos da China, atingindo 4,95 milhões de unidades no período de janeiro a setembro. Esse crescimento representou um aumento de 14,8% em relação ao ano anterior. Em setembro, as montadoras chinesas exportaram 652 mil veículos, um aumento de 21% na comparação anual, incluindo 222 mil veículos elétricos – quase o dobro do número do ano anterior.
Desafios e Estratégias da Indústria Automotiva Chinesa
A forte concorrência doméstica e a significativa capacidade ociosa representam desafios para a indústria automotiva chinesa. Com o uso das fábricas na China continental oscilando ligeiramente acima de 50% – muito abaixo da média global de mais de 70% –, as montadoras têm recorrido aos mercados externos para aliviar o excesso de capacidade interna. No entanto, com o aumento das tensões comerciais, muitas estão se voltando para a produção no exterior para garantir um crescimento sustentável.
Regulamentação e Licenciamento de Exportação
Em 26 de setembro, quatro agências governamentais – incluindo o Ministério do Comércio e o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação – anunciaram que a China lançará um sistema de licenciamento de exportação para carros de passeio totalmente elétricos a partir de 1º de janeiro de 2026. Para se qualificar, as montadoras devem aparecer em uma lista aprovada pelo ministério, ter certificações nacionais de produtos válidas e demonstrar capacidades de atendimento pós-venda em seus mercados-alvo. Empresas que não tiverem redes de atendimento no exterior serão impedidas de exportar por conta própria ou de autorizar exportações.
LEIA TAMBÉM!
Expansão Global e Perspectivas Futuras
A BYD já está construindo fábricas na Hungria, Turquia, Uzbequistão, Brasil, Tailândia, Camboja e Malásia. As unidades na Tailândia, Uzbequistão e Brasil já começaram a operar. À medida que mais fábricas no exterior entram em operação, o volume de exportações de veículos da China continental pode diminuir. Para resolver a capacidade ociosa interna, o fundamental é estimular a demanda doméstica e facilitar a consolidação ordenada da indústria.