BYD inaugura fábrica de R$ 5,5 bi em Camaçari, Bahia. A montadora chinesa investe na nova unidade em evento de quinta-feira (09).
A montadora chinesa BYD realizou a inauguração de sua nova fábrica em Camaçari, na Bahia, na quinta-feira (09). O investimento total na unidade é de R$ 5,5 bilhões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O complexo industrial, instalado no antigo terreno da Ford, promete transformar a economia local e gerar até 20 mil empregos diretos e indiretos no Brasil. A unidade, localizada no Polo Petroquímico de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, ocupa uma área de 4,6 milhões de metros quadrados, substituindo a antiga fábrica da Ford, que encerrou suas atividades em 2021.
A planta de Camaçari é a maior unidade da BYD fora da Ásia e está projetada para ser uma das mais modernas da América Latina. A expectativa é de que a fábrica produza até 150 mil veículos por ano, fabricando modelos híbridos e 100% elétricos, incluindo o BYD Dolphin Mini e o híbrido plug-in flex, desenvolvido especialmente para o Brasil.
A produção será nacionalizada a partir de 2026, com etapas como estamparia, soldagem e pintura realizadas no país. As vagas de emprego estão sendo oferecidas através de três canais principais: SineBahia, CIAT de Camaçari e a plataforma Gupy.
A BYD está oferecendo vagas para funções operacionais, técnicas e administrativas, com exigências de níveis médio e superior. Os interessados devem comparecer à Casa do Trabalhador, localizada na estação Pituaçu do metrô, em Salvador, com RG, carteira de trabalho (física ou digital), comprovante de residência e certificados dos cursos exigidos para a vaga de interesse; ou se dirigir à sede da instituição na rua Costa Pinto, ao lado do Centro Comercial, com os mesmos documentos; ou ainda, pelas oportunidades online no site bydbrasil.gupy.io.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desde o início de outubro, a BYD já contratou cerca de 350 trabalhadores, com previsão de alcançar 1,8 mil até o final do mês e 2 mil nas semanas seguintes. Até atingir sua plena operação, a empresa estima gerar 20 mil empregos diretos e indiretos.
Alinhada às metas de transição energética do país, a nova planta da BYD opera com 100% de energia renovável, obtendo a certificação internacional I-REC, que atesta que toda a energia elétrica consumida vem de fontes limpas e renováveis.
Lila CunhaFormada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.