Bromélias-tanque: Pesquisadores da Unicamp descobrem nova dinâmica ecológica na restinga

Pesquisadores da Unicamp e Fapesp investigam interação entre plantas na restinga. Bromélias-tanque são chave para fertilização do solo e crescimento da caroba

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A Interação Remota entre Plantas

Pesquisadores da Unicamp, com apoio da Fapesp, descobriram uma nova dinâmica ecológica na Mata Atlântica, especificamente na região da restinga próxima ao mar. A aparente contradição entre a abundância da caroba, uma árvore que necessita de muitos nutrientes, e o solo arenoso da restinga foi explicada por um papel fundamental das bromélias-tanque epífitas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essas plantas, que acumulam água em seus tanques e vivem sobre outras plantas, desempenham um papel crucial na fertilização do solo.

O Papel das Bromélias

As bromélias, ao transbordarem seus tanques, liberam nutrientes que fertilizam o solo abaixo de suas plantas hospedeiras. Essa fertilização facilita o crescimento de plantas com alta demanda nutricional, como a caroba. Essa interação, descrita como “interação remota entre plantas”, representa um novo tipo de relação vegetal, onde organismos estão fisicamente distantes, mas interagem de forma significativa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nutrientes Transferidos

Estudos revelaram que as folhas de mudas de caroba irrigadas com água de bromélias continham 35% mais potássio, 36% mais fósforo, 3% mais ferro e 24% menos manganês, em comparação com plantas irrigadas apenas com água da chuva. Além disso, as plantas irrigadas com água de bromélias produziram quase duas vezes mais folhas.

A pesquisa demonstra a capacidade das bromélias de transferir nutrientes essenciais para o crescimento das plantas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

A Importância da Conservação

Os pesquisadores enfatizam a importância da conservação das bromélias-tanque epífitas, pois sua redução pode desencadear perdas em cascata de espécies e funções ecológicas. O estudo reforça a necessidade de proteger esses organismos, que desempenham um papel ecológico importante nas comunidades do solo.

Sair da versão mobile