Brasileiros podem bloquear abertura de novas contas em seu nome via BC Protege+. Ferramenta do Banco Central impede abertura de contas sem autorização prévia. Saiba como ativar!
Brasileiros agora têm a possibilidade de bloquear a abertura de novas contas em seu nome, sem necessidade de autorização prévia. Essa proteção é oferecida através do BC Protege+, uma nova ferramenta desenvolvida pelo Banco Central.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quando ativada, a ferramenta impede que instituições financeiras abram uma conta ou incluam o cidadão como titular ou representante em uma conta, sem a sua autorização. A proteção se aplica a contas de depósitos à vista, depósitos de poupança e de pagamento pré-pagas, e também à inclusão de titulares ou representantes nessas contas.
Para ativar a proteção, é necessário possuir uma conta gov.br de nível prata ou ouro, com a verificação em duas etapas habilitada. Pessoas físicas podem ativar o BC Protege+ através do site do Banco Central, seguindo as orientações abaixo:
Para pessoas jurídicas, o sócio, representante ou colaborador cadastrado no módulo de empresas da plataforma Gov.br, deve acessar a área logada do Meu BC. Na opção “BC Protege+”, é necessário escolher “Selecionar dados do titular”.
É possível desativar a proteção a qualquer momento, seguindo o mesmo passo-a-passo, porém, na tela principal, escolher a opção “desativar a proteção”. A desativação pode ser feita por tempo indeterminado ou com uma data para reativação automática.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As instituições financeiras são obrigadas a consultar o sistema BC Protege+ antes de abrir uma conta ou incluir um titular ou representante. O usuário pode visualizar quais instituições consultaram o CPF ou CNPJ, além do motivo da consulta (abertura de conta ou inclusão como titular/representante), acessando a área “Histórico de Consultas” dentro do sistema.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!