Idosos Lideram Separação de Lixo no Brasil, Revelam Dados Inéditos
Uma pesquisa inédita da Nexus aponta que a faixa etária de 60 anos ou mais é a que mais se dedica à separação de lixo para reciclagem no Brasil. Os resultados indicam um padrão preocupante em relação aos hábitos de consumo e descarte da população.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O volume de pessoas entre 41 e 59 anos que praticam a reciclagem é de 72%. Em contrapartida, o comportamento diminui consideravelmente entre os jovens. A parcela da população entre 16 e 24 anos que separa o lixo para reciclagem corresponde a 62%, enquanto os indivíduos entre 25 e 40 anos representam 63% do total.
Pesquisa Encomendada pelo Sindiplast Revela Tendências
A pesquisa, encomendada pelo Sindicato da Indústria de Material Plástico, Transformação e Reciclagem de Material Plástico do Estado de São Paulo (Sindiplast), foi conduzida por meio de entrevistas telefônicas com 2.009 participantes. Os dados confirmam uma correlação entre a idade e a prática da reciclagem, com uma tendência de queda nos hábitos de separação de lixo à medida que a população se torna mais jovem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Análise por Gênero e Escolaridade
A pesquisa também analisou o impacto do gênero e do nível de escolaridade nos hábitos de reciclagem. Observou-se que a diferença de comportamento entre homens e mulheres é mínima, com 70% das mulheres e 68% dos homens separando o lixo regularmente. Quanto à escolaridade, o percentual de pessoas que se dedicam à reciclagem varia conforme o nível de instrução.
Resultados por Nível de Escolaridade
A análise revelou que 69% dos brasileiros com ensino fundamental se dedicam à separação de lixo para reciclagem, sendo que 53% o fazem sempre e 16% na maioria das vezes. Para aqueles com ensino médio, o percentual é de 68%, com 44% sempre e 24% na maioria das vezes. Finalmente, 69% dos entrevistados com ensino superior praticam a reciclagem, com 46% sempre e 23% na maioria das vezes. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, com um intervalo de confiança de 95%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
