Brasil tem 2ª maior taxa de juros real do mundo, aponta estudo

Brasil mantém alta taxa de juros real, segunda maior do mundo, aponta estudo. Copom decide pela terceira vez seguida. Turquia lidera ranking.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O Brasil mantém a segunda maior taxa de juros real do mundo, conforme dados compilados pelo economista Jason Vieira, da consultoria MoneYou e Lev Intelligence. Essa manutenção representa a terceira decisão consecutiva do Comitê de Política Monetária (Copom) para manter a taxa básica de juros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O juro real, que considera a inflação, reflete o retorno de investimentos ou o custo do crédito, ajustando o poder de compra da moeda.

Segundo o levantamento, a taxa de juros real brasileira atingiu 9,74%, superada apenas pela Turquia, que lidera o ranking com 17,80%. A Rússia ocupa a terceira posição com 9,10%, seguida pela Argentina com 5,16%. A Holanda apresenta a menor taxa entre os países analisados, com -3,05%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em uma análise comparativa entre 165 países, 77,58% mantiveram suas taxas de juros estáveis, 3,64% elevaram e 18,79% reduziram. Dentro de um grupo de 40 países, 77,5% mantiveram as taxas, enquanto 22,5% implementaram cortes.

Considerando os juros nominais, sem a influência da inflação, o Brasil se mantém na quarta posição, atrás da Turquia, Argentina e Rússia. A média geral das taxas de juros reais entre os países analisados foi de 1,78%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Sair da versão mobile