Brasil registra queda nas vagas formais de trabalho em outubro. Dados do Caged e MTE apontam para 85,1 mil novas contratações e 2,18 milhões de demissões
Em outubro, o Brasil registrou a criação de 85,1 mil vagas de trabalho formal, conforme dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) nesta quinta-feira (27). Esses números foram gerados a partir de 2,27 milhões de novas contratações e 2,18 milhões de demissões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O volume de empregos criados representa uma redução de 35% em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando foram geradas aproximadamente 131,6 mil vagas com carteira assinada. Este resultado marca o pior desempenho para um mês de outubro desde a implementação do novo sistema Caged em 2020.
O salário médio de admissão foi de R$ 2.304,31. A análise dos novos postos de trabalho revela que 67,7% são considerados de natureza típica, enquanto 32,3% são classificados como não típicos.
No acumulado do ano, foram criados 1,8 milhão de empregos. Apenas dois dos 5 principais grupos de trabalho apresentaram saldo positivo em outubro. O setor de serviços liderou a criação de vagas, com 82 mil novos empregos, seguido pelo comércio, que gerou 25,6 mil vagas.
Os setores de construção (-2,9 mil), agropecuária (-9,9 mil) e indústria (-10 mil) registraram saldo negativo de empregos. As demissões no agro foram concentradas nos cultivos de alho, cana-de-açúcar e laranja, enquanto na indústria, o setor de fabricação de açúcar bruto foi o principal responsável pelas demissões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em outubro, 21 das 27 unidades federativas apresentaram saldo positivo, com destaque para São Paulo (18,4 mil), Distrito Federal (15,4 mil) e Pernambuco (10,6 mil). Minas Gerais (4,8 mil demissões) e Goiás (2,3 mil desligamentos) foram os estados com menor saldo de empregos.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!