Logo Alerta Jornal
Logo Alerta Jornal
  • Home
  • Tendências
  • Finanças
  • Internacional
  • Brasil
  • Cultura
  • Política
  • Economia
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Alerta Jornal - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Brasil
  3. Brasil registra 47 casos de intoxicação por metanol; SP lidera e 6 mortes confirmadas

Brasil registra 47 casos de intoxicação por metanol; SP lidera e 6 mortes confirmadas

São Paulo lidera em casos de Covid-19 com 38 confirmações; 6 mortes registradas no estado, além de 1 no Paraná e 2 em Pernambuco.

Por: redacao

20/10/2025 19:27

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Intoxicações por Bebida Adulterada com Metanol: Alerta e Medidas Preventivas

O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira, 20 de outubro de 2025, dados alarmantes sobre o aumento de notificações de intoxicação por bebidas adulteradas com metanol no Brasil. Até o momento, foram registradas 104 notificações, com 47 casos confirmados e outros 57 em investigação. Outras 578 notificações foram descartadas. As confirmações incluem 6 mortes em São Paulo, uma no Paraná e duas em Pernambuco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Análise do Caso em São Paulo e Outros Estados

O Estado de São Paulo continua liderando o número de notificações, com 38 casos confirmados e 19 em investigação. A capital já descartou outras 408 notificações. Além de São Paulo, foram confirmados casos em Pernambuco (3), Paraná (5) e Rio Grande do Sul (1).

O Que é Metanol?

O metanol, também conhecido como álcool metílico (CH₃OH), é uma substância química altamente tóxica, volátil e inflamável. Trata-se de um álcool simples, incolor, de odor semelhante ao da bebida alcoólica comum. No passado, era chamado de “álcool da madeira” por ser obtido da destilação de toras. Hoje, é produzido em escala industrial, sobretudo a partir do gás natural.

Efeitos e Diagnóstico

O líquido é usado como matéria-prima para a produção de formaldeído, ácido acético, resinas, solventes e tintas. Também está presente em anticongelantes, limpa-vidros e removedores de tinta. No Brasil, uma das principais aplicações é na produção de biodiesel, por meio da transesterificação. A ingestão de 4 ml a 10 ml pode causar danos irreversíveis, como a cegueira, segundo o Conselho Federal de Química. Pequenas doses já representam uma ameaça real à vida. Estima-se que 30 ml de metanol puro possam ser letais.

Os efeitos tardios da ingestão de metanol aparecem nos efeitos tardios, afirma o Conselho Federal de Química. O metanol é metabolizado no organismo em formaldeído e ácido fórmico, este último responsável por causar acidose metabólica — um grave desequilíbrio do pH sanguíneo. Os sintomas incluem: respiração acelerada; aumento da frequência cardíaca; dor abdominal persistente; danos à visão, que podem evoluir para cegueira irreversível.

Leia também:

Manifestantes cobram fim do feminicídio em grande mobilização em SP

Manifestantes cobram fim do feminicídio em grande mobilização em SP

Roubo Impactante em Biblioteca Mário de Andrade: Obras de Arte Desaparecem em SP

Roubo Impactante em Biblioteca Mário de Andrade: Obras de Arte Desaparecem em SP

Roubo de obras de arte na Biblioteca Mário de Andrade choca São Paulo

Roubo de obras de arte na Biblioteca Mário de Andrade choca São Paulo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diagnóstico e Tratamento

De acordo com a Associação Brasileira de Neuro-oftalmologia, o diagnóstico deve ser feito a partir da história clínica do paciente e por exames de sangue e de imagem. Em caso de suspeita de ingestão ou contato prolongado com metanol, não induza o vômito e encaminhe a pessoa com urgência para o hospital. Quanto mais cedo forem realizados o diagnóstico e o tratamento, menor é o risco de morte ou de sequelas graves.

O tratamento é feito com medicamentos intravenosos (fomepizol) que, assim como o etanol, podem inibir o metabolismo do metanol, evitando a formação do ácido fórmico, causador das sequelas mais graves. O paciente pode ser submetido à lavagem gástrica e hemodiálise.

Risco da Adulteração

Segundo o Conselho Federal de Química, o problema surge quando o metanol é usado de forma criminosa na adulteração de bebidas alcoólicas. A ingestão, inalação ou contato prolongado com o metanol pode provocar sintomas imediatos, como náusea, tontura, vômito e depressão do sistema nervoso central.

Prevenção e Controle

Para evitar intoxicações, recomenda-se verificar a procedência das bebidas compradas; desconfiar de preços muito abaixo do mercado; não consumir produtos sem registro oficial. A fiscalização rigorosa de órgãos governamentais e as análises laboratoriais periódicas feitas por profissionais da química são essenciais para prevenir tragédias. Eles têm o papel de identificar contaminantes, garantir a qualidade dos produtos e conscientizar a população sobre os riscos do consumo de bebidas adulteradas.

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Casos De MetanolMetanol BrasilPrevenção Intoxicação Metanol
Foto do redacao

Autor(a):

redacao

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.

Imagem do post

Congresso

Paulinho da Força avalia pena de 2 anos e 4 meses para Bolsonaro em Anistia

10/12/2025 0:52 | 2 min de leitura

● Câmara aprova PL da Dosimetria: redução de penas para casos 8 de Janeiro

10/12/2025 2:31 | 1 min de leitura

● TCU Questiona Leilão do Superterminal em Santos: Operadoras Buscam Justiça

10/12/2025 4:33 | 3 min de leitura

● Bolsonaro Busca Regime Domiciliar Após Cirurgias e Problemas de Saúde no Supremo

10/12/2025 4:37 | 1 min de leitura

● PLP 125/2022 Aprovado: Medida Urgente Contra Crime Organizado e Sonegação Fiscal

10/12/2025 6:08 | 2 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!