Taxa de Juros Real no Brasil Aumenta e Mantém País no Topo do Ranking Global
A taxa de juros real do Brasil apresentou crescimento em novembro, consolidando o país na segunda posição em um ranking global elaborado em parceria pela MoneYou e Lev Intelligence. O indicador reflete a taxa de juros após a dedução da inflação projetada para o Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O patamar atualizado é de 9,74%. Essa elevação representa um aumento em relação aos dados coletados em setembro. A Turquia permanece como o único país com uma taxa de juros real superior à brasileira, situando-se em 17,80%.
O levantamento analisa os 40 países mais relevantes do mercado de renda fixa mundial, considerando dados das últimas duas décadas. O Comitê de Política Monetária (Copom) manteve a taxa Selic em 15% ao ano, marcando a terceira reunião consecutiva com essa decisão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa postura cautelosa do Banco Central aponta para a manutenção da taxa Selic em 15% até o final do ano, com projeção de início de cortes apenas em 2026. A última reunião de setembro estabeleceu o nível terminal do ciclo atual, sem a utilização da expressão “continuação da interrupção”.
Adicionalmente, o Banco Central sinalizou que a taxa de juros permanecerá em um patamar elevado por um período prolongado, indicando uma abordagem conservadora em relação à política monetária.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
