Brasil lidera debate na COP 30 com estratégias para descarbonização e energia limpa

Brasil lidera debate na COP 30 com foco em descarbonização e setor elétrico renovável. Estudo da PSRA propõe estratégias para o protagonismo do país na mitigação climática

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Em Belém (PA), o Brasil receberá, neste mês, a 30ª edição da Conferência das Partes (COP), um encontro internacional anual dedicado a discutir ações de combate às mudanças climáticas. Essas mudanças são causadas pelo aumento da concentração de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera, principalmente o dióxido de carbono (CO₂) e o metano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Oportunidade de Descarbonização

A COP representa uma chance para o país demonstrar sua capacidade de contribuir com a descarbonização de outras economias, produzindo bens de baixa emissão a preços competitivos. Essa iniciativa também pode impulsionar o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Desafios da Transição Energética

A transição energética, que envolve a substituição de combustíveis fósseis por fontes limpas como a eletrificação, é um desafio significativo. É necessário construir projetos de energias renováveis para substituir a matriz energética existente, ao mesmo tempo em que se expande a oferta de energia para atender ao aumento da demanda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Posição do Brasil na Transição

O Brasil ocupa uma posição estratégica para aproveitar a transição energética. Atualmente, mais de 50% da energia consumida no país é gerada por fontes não emissoras, graças à contribuição do setor elétrico, que utiliza 90% de energia renovável (em comparação com a média mundial de 40%).

Potencial de Crescimento

Com seus recursos naturais abundantes, o país tem potencial para triplicar a demanda por eletricidade, mantendo a alta taxa de renovabilidade da matriz elétrica. Isso abre oportunidades para reduzir emissões por meio da eletrificação e para fabricar e exportar produtos de baixa emissão, auxiliando na redução de emissões em outros países.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Estratégias para o Setor Elétrico

Para otimizar esse potencial, é preciso reduzir subsídios excessivos, aprimorar os sinais de preço no setor e incentivar a participação ativa da demanda. Essas medidas promoverão o uso eficiente da energia e reduzirão seu custo final.

Contribuições da PSR

A Programa de Sustentabilidade Ambiental (PSR) contribuiu para o debate com o estudo “Caminhos para fortalecer o protagonismo do Brasil na mitigação das mudanças climáticas: contribuições do setor elétrico para a COP 30”. Este estudo, elaborado pela PSR em parceria com o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e outras associações, propõe estratégias para consolidar o setor elétrico brasileiro como protagonista da transição energética.

Sair da versão mobile