Plano Internacional de Adaptação Climática para a Saúde Lançado na COP
O Ministério da Saúde anunciou o lançamento do primeiro plano internacional de adaptação climática dedicado exclusivamente à saúde. O documento, liderado por técnicos brasileiros, visa auxiliar países a prepararem seus sistemas de resposta aos efeitos das mudanças climáticas na saúde, especialmente em populações vulneráveis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O plano foi construído com a colaboração de outros quatro países que participaram das últimas cinco Conferências das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas: Reino Unido, Egito, Azerbaijão e Emirados Árabes.
Ações e Objetivos do Plano
O plano, apresentado em reunião na Zona Azul da COP, inclui o monitoramento de dados climáticos e seus impactos na saúde, a construção de sistemas de saúde resilientes a desastres e a atenção à saúde de populações vulneráveis. O objetivo é garantir a continuidade dos serviços de saúde em situações críticas, como enchentes e secas, e a prevenção de doenças relacionadas ao aumento das temperaturas e à qualidade do ar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Exemplo de Aplicação: Rio Bonito do Iguaçu
Um exemplo prático do plano é a reconstrução dos serviços de saúde na cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, que foi devastada por um tornado. O governo federal pretende reconstruir as unidades de saúde com características de “unidades de saúde resilientes”, com estruturas adaptáveis a situações de desastre e sistemas de informação de saúde, como o da Farmácia Popular, garantindo o acesso à medicação.
Apoio e Mobilização de Recursos
Para apoiar a implementação do plano, o governo federal mobilizou equipes de diferentes áreas, incluindo a Força Nacional de Saúde, composta por médicos sanitaristas, enfermeiros e especialistas em saúde mental, para atuar em Rio Bonito do Iguaçu.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Além disso, o governo busca captar recursos internacionais, incluindo financiamento no banco dos Brics, o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), para a construção de hospitais inteligentes, resilientes a tragédias climáticas.
Brasil Lidera Iniciativa Internacional
O Brasil já conta com ações de adaptação que captam recursos internacionais, com cerca de US$ 160 milhões destinados a ações de adaptação do serviço de saúde. Com a liderança brasileira e o novo plano, espera-se captar ainda mais recursos de financiadores internacionais, buscando fortalecer a capacidade de resposta do país aos desafios da saúde em face das mudanças climáticas.
