Iniciativa Brasileira Acelera Financiamento para Restauração de Terras Agrícolas
O Brasil lançou uma iniciativa pioneira, denominada RAIZ (Resilient Agriculture Investment for net-Zero land degradation), para acelerar o financiamento da restauração de terras agrícolas degradadas em escala global. O programa conta com o apoio de representantes de oito países: Arábia Saudita, Austrália, Canadá, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Peru e Reino Unido, além da presença do ministro brasileiro da agricultura, Carlos Fávaro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desafios e Potencial da Restauração
Dados revelam que 20% das terras agrícolas do mundo, ou cerca de 1 bilhão de hectares, estão degradadas. Um dos principais obstáculos para a restauração é a falta de recursos, devido aos altos custos iniciais e ao tempo necessário para que os investimentos gerem retorno.
A meta da iniciativa é destravar investimentos do setor privado, que podem chegar a até US$ 90 bilhões, frente a uma lacuna estimada em US$ 105 bilhões que os governos não conseguem mobilizar sozinhos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Impacto da Restauração
Ao reverter apenas 10% da degradação das terras cultiváveis, seria possível restaurar 44 milhões de toneladas de produção anual de alimentos e atender às necessidades nutricionais de 154 milhões de pessoas. A iniciativa se alinha com o programa Caminho Verde do Ministério da Agricultura, que visa o combate ao desmatamento e o cumprimento da meta climática brasileira de reduzir em 67% as emissões de gases até 2035.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
