Logo Alerta Jornal
Logo Alerta Jornal
  • Home
  • Tendências
  • Finanças
  • Internacional
  • Brasil
  • Cultura
  • Política
  • Economia
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Alerta Jornal - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Macroeconomia
  3. Brasil Impulsiona Descarbonização Automotiva com Estudo Inovador

Brasil Impulsiona Descarbonização Automotiva com Estudo Inovador

Brasil lidera descarbonização automotiva com estudo da Anfavea e BCG. Desempenho notável em ciclo de vida de veículos, impulsionado por 90% de fontes renováveis e biocombustíveis. O estudo será levado à COP30, com potencial para influenciar discussões globais

Por: redacao

30/10/2025 11:49

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Brasil Lidera na Descarbonização Automotiva

Um estudo conjunto da Anfavea e do Boston Consulting Group (BCG) revelou que os veículos brasileiros possuem a menor pegada de carbono do mundo durante todo o ciclo de vida, desde a fabricação até o uso. Essa vantagem se destaca em um momento crucial, com a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) sediada no Brasil entre os dias 10 e 21 de novembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O resultado é um exemplo positivo que o país levará à COP30, com potencial para influenciar as discussões sobre descarbonização, transição energética e economia de baixo carbono. A pesquisa demonstra que o Brasil pode intensificar o uso de biocombustíveis, considerando o cenário de eletrificação em expansão no país.

Vantagens Brasileiras

Segundo Igor Calvet, presidente da Anfavea, o Brasil possui uma vantagem competitiva que pode ser melhorada, mas em comparação com outros mercados, o país está em uma posição privilegiada. A matriz elétrica, composta por 90% de fontes renováveis, e a produção de biocombustíveis são fatores determinantes para essa descarbonização.

A utilização em larga escala dos biocombustíveis, refletindo a grande presença de veículos flex na frota nacional, é um elemento chave. O estudo “Caminhos da Descarbonização: a pegada de carbono no ciclo de vida do veículo” é o primeiro a calcular as emissões de CO₂ em todo o ciclo de vida do veículo fabricado no Brasil, comparando-as com a produção em outros países.

Comparativo com Veículos Elétricos

Os veículos fabricados no Brasil que rodam utilizando etanol – sejam híbridos ou a combustão – possuem as menores taxas de emissões de CO₂ no mundo. Segundo a pesquisa, esses veículos só rivalizam com modelos 100% elétricos quando fabricados no Brasil com bateria ocidental.

Leia também:

União Europeia acusa Google de usar conteúdo do YouTube para IA – Investigação antitruste em curso

União Europeia acusa Google de usar conteúdo do YouTube para IA – Investigação antitruste em curso

Ministério Defende Acatamento do TCU em Leilão de Santos: Terminais e Armadores em Dúvida

Ministério Defende Acatamento do TCU em Leilão de Santos: Terminais e Armadores em Dúvida

Mercado de Trabalho Americano Estagnado: JOLTS Revela Dados Sem Mudanças

Mercado de Trabalho Americano Estagnado: JOLTS Revela Dados Sem Mudanças

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os elétricos chineses emitem mais CO₂ frente a quase todos os tipos de veículos brasileiros, perdendo até para modelos a combustão que utilizam etanol.

Atualmente, os veículos movidos a combustível fóssil utilizados na China apresentam a maior pegada de carbono entre todos os tipos de veículos analisados. Os dados evidenciam os motores flex como um diferencial global da frota brasileira.

Desafios e Perspectivas

A vantagem que o Brasil possui na matriz elétrica tende a ser reduzida nos próximos anos, devido aos investimentos da China e Europa na redução do uso de energia térmica e aumento de fontes hídricas, solar, eólica e até nuclear. A matriz energética é uma vantagem brasileira difícil de ser superada, devido às condições que favorecem o cultivo e a tecnologia para produção de biocombustíveis.

Para os veículos a combustão ou híbridos, o maior potencial de redução na pegada de carbono vem do uso dos biocombustíveis e do ganho de eficiência da motorização. Já para os elétricos, o corte de emissão de CO₂ depende do uso de energia de fontes renováveis, baterias mais limpas e ganho de eficiência nas baterias (menores, com maior autonomia e durabilidade).

Conclusão: Descarbonização e o Futuro da Indústria Automotiva Brasileira

O estudo demonstra o potencial de redução futura ao avançar em ganhos de eficiência ao longo das diferentes etapas da cadeia produtiva e de uso. São caminhos que permitem ao país acelerar sua jornada de descarbonização automotiva e permanecer na vanguarda global.

A Anfavea e o BCG enfatizam que a descarbonização depende da cadeia completa, desde a produção dos insumos até o descarte e reciclagem, o que pode gerar um impacto positivo significativo.

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
BiocombustíveisDescarbonização AutomotivaEmissões De Co2Indústria Automotiva BrasileiraPegada De Carbono
Foto do redacao

Autor(a):

redacao

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.

Imagem do post

China

Governo Chinês lança novo documento com investimentos na América Latina e Caribe

10/12/2025 4:11 | 2 min de leitura

● Pesquisadores alertam: Oxigênio na Terra pode desaparecer em 1 bilhão de anos!

10/12/2025 4:16 | 2 min de leitura

● Paralisação de ônibus em SP: Prefeitura e Sindicato buscam solução para greve

10/12/2025 4:22 | 1 min de leitura

● Zendaya e Robert Pattinson estrela novo filme: "The Drama" chega em abril!

10/12/2025 4:30 | 1 min de leitura

● Bolsonaro Busca Regime Domiciliar Após Cirurgias e Problemas de Saúde no Supremo

10/12/2025 4:37 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!