Brasil foi sorteado em grupo com Áustria, Inglaterra e União Soviética na Copa de 1958

A equipe, contudo, obteve a vitória no campeonato mundial.

12/09/2025 9:34

2 min de leitura

Suécia. 08/06/1958. Seleção Brasileira goleia a seleção austríaca e vence por 3x0 na sua estréia na copa do mundo de 1958 na Suécia. - Crédito:ARQUIVO/ESTADÃO CONTEÚDO/AE/Codigo imagem:4753
Suécia. 08/06/1958. Seleção Brasileira goleia a seleção austríac...

Nas próximas cinco colunas da “Memória da Pan”, destacarei os sorteios, promovidos pela Fifa, para as Copas vencidas pela seleção brasileira. Em 1958, na Suécia, as chaves com as 16 seleções foram definidas no dia 8 de fevereiro daquele ano, um sábado. O Jornal dos Sports estampou na capa as informações sobre os adversários da seleção: “Estreia do Brasil contra a Áustria (…). Sorteados ontem em Estocolmo as chaves para as finais da Copa do Mundo – Rússia e Inglaterra, os outros componentes do nosso grupo – dia 8 de junho, a primeira rodada”. Em uma excursão à Europa, em 1956, o Brasil venceu a Áustria, 3 a 2, e perdera para a Inglaterra por 4 a 2. Ou seja, não era uma chave fácil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Campeonato Mundial iniciou-se em 8 de junho de 1958, um domingo, com 249 jogadores de dezesseis seleções. A Alemanha empregou o maior número de atletas: dezesseis, em seis jogos. Já o Paraguai utilizou treze, em três confrontos. O jornal A Folha da Manhã daquele dia chegava às bancas com a manchete: “Autênticos clássicos do futebol mundial na jornada de abertura das oitavas de final da Taça Jules Rimet”.

O verão na Escandinávia não apresenta altas temperaturas, com o céu escurecendo por volta das 23h. A Copa de 1958 teve alguns jogos às 19h. Dos oito jogos da primeira rodada, a partida de abertura entre Suécia e México foi realizada às 14h. Antes do confronto, os organizadores promoveram uma festa, conforme relatado pelo O Globo: “O Rei Gustavo Adolfo VI, da Suécia, declarou aberto o certame às 12h39m GMT – música, danças folclóricas e acrobacias, antes do jogo Suécia e México”.

Cerca de 50 mil torcedores compareceram ao Estádio Rasunda, em Estocolmo. A plateia homenageou o rei e a rainha no instante em que estes entraram no estádio, às 12h15 (horário local). Após a execução do hino sueco, iniciou-se o desfile das bandeiras dos dezesseis países envolvidos. Aeronaves da Força Aérea da Suécia realizaram voos sobre a área do estádio.

O Rei Gustavo Adolfo proferiu: “Tenho o imenso prazer de declarar inaugurado o Campeonato Mundial de Futebol e desejo a este importante acontecimento todo o sucesso possível”. O monarca falou inicialmente em inglês e depois em sueco. Antes do discurso, utilizou a palavra o presidente da Fifa, Arthur Drewry. O dirigente destacou o esforço da Suécia na promoção do campeonato e mencionou que os olhares do mundo se concentravam no país. O dia estava ensolarado, com temperatura agradável e brisa suave. Os torcedores começaram a chegar ao estádio três horas antes da partida. A equipe anfitriã obteve a vitória por 3 a 0.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Arthur Drewry cedeu a taça Jules Rimet a Hideraldo Luiz Bellini, capitão da seleção brasileira. O time nacional “espantava” os fantasmas e obtinha o título da Copa pela primeira vez.

Fonte por: Jovem Pan

Autor(a):