Ministério da Saúde alerta para intensificação da vacinação e vigilância em todo o Brasil; Tocantins, Maranhão e Mato Grosso em estado de surto.
O Ministério da Saúde emitiu um alerta nacional em resposta a 34 casos confirmados de sarampo no Brasil em 2025. A situação é motivo de preocupação, especialmente considerando que os estados de Tocantins, Maranhão e Mato Grosso já se encontram em estado de surto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com o aumento das infecções, a pasta federal solicitou que as secretarias de saúde estaduais e municipais reforcem as campanhas de imunização. O objetivo é minimizar o risco de reintrodução do vírus no território nacional, devido à facilidade de transmissão da doença.
O sarampo é uma doença de fácil transmissão, através de secreções respiratórias, e altamente contagiosa. Pode causar complicações graves e, em alguns casos, levar a óbito. A vigilância epidemiológica e a vacinação são cruciais para o controle da doença.
Em resposta à situação, o Mato Grosso adotou medidas extras de prevenção. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) ampliou a aplicação da chamada “Dose Zero” para os 142 municípios, onde foram confirmados dois casos de um total de 63 suspeitas notificadas.
É importante ressaltar que a “Dose Zero” é uma imunização extra e não substitui o calendário vacinal de rotina. As doses padrão da vacina devem ser mantidas e aplicadas aos 12 e aos 15 meses de idade, conforme as orientações médicas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!