A Agência Brasil de Fato promoveu, desde o início do mês, uma série de reuniões estratégicas com meios de comunicação independentes da China, visando ampliar as relações com o país asiático. Em Xangai, a diretora Nina Fideles também se encontrou com representantes do Consulado Brasileiro e do Centro Brasil, recentemente criado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Discutiram-se oportunidades de coprodução de conteúdo e intercâmbio tecnológico e informativo com as mídias Guancha, Wave Media e Shanghai Media Group (SMG). “O Brasil de Fato é a principal referência para a informação e compreensão da China independente do viés ocidental no Brasil, graças à presença de uma correspondência no país, entre poucas mídias da América Latina; com estes diálogos, buscamos quantificar e qualificar ainda mais nossa oferta de informações”, afirma Fideles.
O encontro com o consulado compreendeu discussões sobre vivências de brasileiros na China e de chineses no Brasil, bem como a importância de compartilhar essas experiências com o público de ambos os países.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Colaborações entre veículos de comunicação.
A diretora do BdF ressalta que, ao contrário das mídias ocidentais, incluindo as brasileiras, a linha editorial do Brasil de Fato sobre a China não a considera uma ameaça, mas sim um ator relevante do Sul Global e uma experiência socialista que oferece diversos aprendizados.
O veículo brasileiro firmou um acordo formal com o Guancha, principal portal privado de análises e notícias políticas da China, que contempla o intercâmbio de matérias e conteúdos analíticos. O Brasil de Fato também publicará semanalmente um vídeo sobre as últimas notícias em tecnologia da China, elaborado pela Wave Media, e explorará a viabilidade de produções audiovisuais conjuntas com a SMG e colaboração em ferramentas de IA.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Cadastro Nacional de Saúde será integrado aos dados do Cadastro de Pessoa Física
Parlamentares brasileiros se encontram com líderes do Sahel em SP: “Combate compartilhado”
Ex-delegado do Departamento de Polícia de SP avalia que é necessário ter capacidade de inteligência policial para o envio de policiais militares à Baixada Santista após ocorrência de homicídios
Avaliação das relações Brasil-China
A diretora do Brasil de Fato foi recebida no Brazil Center por Jane Wu, coordenadora do espaço destinado a fomentar parcerias comerciais e culturais entre empresas dos dois países. A inauguração ocorreu em 15 de agosto deste ano, data que celebrou o 51º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre China e Brasil. Wu ressaltou que o centro representa uma iniciativa inédita no gigante asiático. O local também organiza a Semana de Inovação Sino-Brasileira e o Pavilhão Brasileiro de Inovação na Exposição Internacional de Importação da China, ambos voltados para aprofundar a colaboração comercial e tecnológica entre os dois países.
A área também conta com o apoio do Consulado do Brasil em Xangai. Na visita ao consulado, os diplomatas brasileiros enfatizaram o otimismo para o próximo ano, com a celebração do Ano da Cultura Brasil-China.
O trabalho do Brasil de Fato acompanha o aprofundamento das relações Brasil-China nos últimos anos, que se intensificou a partir da eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O governo brasileiro declarou o objetivo de diversificar parcerias econômicas e ampliar a cooperação Sul-Sul, notadamente com a China, principal parceira comercial do Brasil desde 2009.
Fonte por: Brasil de Fato
