O Brasil e o Bafta Film Awards: Uma História de Reconhecimento
O filme “O Agente Secreto” tem altas chances de participar do Bafta Film Awards 2026, que anuncia as indicações nesta terça-feira (27). A produção de Kleber Mendonça Filho foi selecionada na pré-lista na categoria de Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Roteiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, o brasileiro Adolpho Veloso também foi lembrado por Melhor Fotografia em “Sonhos de Trem”.
Embora o Brasil tenha conquistado um Oscar em 2025, com “”, a situação é diferente no Bafta, onde o país é visto de forma mais competitiva. Ao longo dos anos, o Brasil conquistou mais vitórias e do que na Academia. A CNN relembra a história do Brasil na premiação: “Orfeu Negro” (edição de 1961).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Principais Indicações e Vitórias do Brasil no Bafta
A Academia não considera “” um filme brasileiro, o Bafta reconheceu a produção. Ambientado no carnaval do Rio de Janeiro, o filme de Marcel Camus foi indicado ao prêmio de Melhor Filme, mas perdeu para o clássico “Se Meu Apartamento Falasse”, de Black Orpheus. “Central do Brasil” (edição de 1999) estrelado por Selton Mello, foi a primeira indicação — e vitória — do Brasil na categoria de Melhor Filme em Língua Não Inglesa.
Ele concorreu contra “Carne Trêmula” e “O Cavaleiro Vingador”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Outros Filmes Brasileiros Indicados no Bafta
“Abril Despedaçado” (edição de 2001), “Cidade de Deus” (edição de 2002) e “Diários de Motocicleta” (edição de 2004) também receberam indicações no Bafta. “Diários de Motocicleta” não foi aceito pela Academia do Oscar como submissão oficial do Brasil, mas como era de se esperar, a situação foi diferente no Bafta.
O filme não apenas foi considerado, como também conquistou o prêmio de Melhor Filme em Língua Não Inglesa.
Reconhecimento Internacional
“O Jardineiro Fiel” (edição de 2005) – embora não seja um filme brasileiro, seu diretor é. Pelo trabalho no longa estrelado por Rachel Weisz, Fernando Meirelles recebeu sua primeira indicação na categoria de Melhor Diretor. “Trash – A Esperança Vem do Lixo” (edição de 2014) – uma co-produção entre Brasil e Reino Unido, com elenco majoritariamente brasileiro, foi nomeado ao prêmio de Melhor Filme em Língua Não Inglesa. “Ainda Estou Aqui” (edição de 2025) é uma adaptação do livro homônimo escrito por Marcelo Rubens Paiva.
A premiação acontece no dia 22 de março e conta com os indicados apresentados nesta terça-feira (27). Confira a lista completa de nomeações ao Bafta 2026.
