A seleção brasileira feminina de vôlei alcançou a terceira posição no Campeonato Mundial, em Bangkok, após vencer o Japão por 3 a 2. Os sets foram disputados com parciais de 25/12, 25/17, 19/25, 27/29 e 18/16. A jogadora Gabi foi a principal pontuadora com 35 acertos. O Brasil iniciou com domínio, vencendo o primeiro set por 25 a 12, impulsionado pelo forte bloqueio de Júlia Kudiess. Apesar da reação japonesa, que levou o jogo ao tie-break, a seleção brasileira garantiu a medalha de bronze.
A boa atuação de Gabi garantiu ao Brasil a segunda parcial, quando as japonesas iniciaram a reação em resposta ao que seria o terceiro set. Desta vez, a parcial foi mais equilibrada, com poucas diferenças de pontos nos primeiros momentos após o intervalo. O Brasil, contudo, retomou a vantagem, finalizando o set e deixando as adversárias com 17 pontos.
No terceiro set, as brasileiras só iniciaram a recuperação após cinco pontos das japonesas. Quando as adversárias alcançaram 11 pontos, o Brasil só havia marcado três vezes, em uma parcial completamente diferente das anteriores, na qual a atuação até então tímida das asiáticas deu lugar à agressividade ofensiva – foram 17 pontos de ataque. Apesar de buscar reagir e reduzir a diferença, o conjunto verde e amarelo não conseguiu superar a organização e os aces do Japão, que fechou em 25 a 19.
As brasileiras se fortaleceram no quinto set e vencia 5 a 0, demonstrando intenção de encerramento da partida, porém o alívio foi breve. A seleção sul-americana inverteu o roteiro e precisou buscar o ataque para reduzir a diferença e alcançar a pontuação do Japão, que venceu o set na marca do match point – por 29 a 27, igualando o placar em 2 a 2.
O confronto permaneceu intenso no set decisivo, com ambas as equipes competindo ponto a ponto. Contudo, desta vez, ao contrário dos dois sets precedentes, o Brasil obteve a vitória, novamente contando com o talento da ponteira Gabi, finalizando a última parcial da partida em 18 a 16 no ponto crucial. A partir das 9h30 (horário de Brasília) deste domingo, Turquia e Itália se enfrentam na final do Mundial feminino de vôlei.
LEIA TAMBÉM!
● Carlos Alcaraz vence Jannik Sinner, alcança o título do US Open e reassume o posto de número 1 do ranking mundial
● Yago Dora, campeão mundial, é recebido com festa em Florianópolis
● Bia Haddad é a principal favorita e o público demonstra grande entusiasmo, com a expectativa de reviver a era de Guga Kuerten
Com informações do Estadão Conteúdo Publicado por Fernando Dias
Fonte por: Jovem Pan