Brasil ocupa 5ª posição em desigualdade de renda, aponta estudo do World Inequality Lab liderado por Thomas Piketty. Desigualdade de renda alarmante no país.
O Brasil ocupa a quinta posição em um ranking de 216 países e territórios, avaliado pela desigualdade de renda. Dados divulgados na terça-feira, 9 de dezembro de 2025, pelo World Inequality Lab, grupo de pesquisa liderado pelo economista francês Thomas Piketty, revelam um cenário preocupante.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O estudo aponta que os 10% mais ricos da população brasileira concentram 59,1% da renda nacional, enquanto os 50% mais pobres se dividem com apenas 9,3% desse total.
A análise foi baseada em fontes oficiais, incluindo registros fiscais, pesquisas domiciliares e sistemas de contas nacionais. A metodologia considerou tanto os rendimentos do trabalho quanto os pagamentos de sistemas de seguridade social. O estudo também analisou a desigualdade de riqueza, que envolve o acúmulo de ativos como investimentos financeiros, imóveis e outros bens.
Em escala global, a concentração de riqueza é ainda mais marcante. Apenas 56.000 pessoas – representando 0,001% da população mundial – detêm um patrimônio três vezes maior do que a metade mais pobre do planeta, que corresponde a 2,8 bilhões de adultos.
Em quase todas as regiões do mundo, o 1% mais rico concentra mais riqueza do que os 90% mais pobres juntos. O relatório também destaca a relação entre desigualdade e questões ambientais, mostrando que a população mais pobre é responsável por apenas 3% das emissões de carbono associadas à propriedade de capital privado, enquanto os 10% mais ricos respondem por 77% dessas emissões, com o 1% mais rico gerando 41% das emissões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os autores do relatório sugerem que a implementação de uma tributação mais progressiva e programas de distribuição de renda são ferramentas eficazes para mitigar a concentração de riqueza. O documento aponta que, atualmente, os indivíduos com maior patrimônio contribuem com uma parcela menor de impostos em comparação com aqueles com menor renda ou patrimônio.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!