Brasil: 81% usa bancos, mas 19% não usa apps de finanças pessoais

Estudo aponta: 81% usam apps bancários, mas 19% não usam apps de gestão financeira. Urgente necessidade de educação financeira no Brasil.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Um estudo revelou que 81% dos brasileiros utilizam o aplicativo de bancos, mas apenas 19% empregam aplicativos de gestão financeira pessoal. Essa disparidade indica um avanço tecnológico que não se traduz em uma mudança de comportamento da população.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O dado é proveniente do estudo “Do PIX ao planejamento financeiro: como a tecnologia está mudando nossa relação com o dinheiro”, conduzido pela Lina Open X através da plataforma MindMiners.

Necessidade de Educação Financeira

A principal conclusão da pesquisa, que entrevistou mil pessoas, é a necessidade urgente de mais educação financeira. O estudo também identificou que 72% dos brasileiros reconhecem a tecnologia como aliada no controle das finanças, porém, 48% ainda não a utilizam, mesmo que por meio de anotações ou planilhas pessoais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Barreiras para o Uso de Ferramentas Financeiras

A pesquisa apontou desafios estruturais: 37% dos entrevistados não receberam educação financeira formal, e 38% citam a falta de disciplina ou tempo como principal barreira para organizar suas finanças. Essa combinação de fatores dificulta a adoção de ferramentas de gestão financeira.

Oportunidade para Instituições Financeiras

As instituições financeiras identificam uma oportunidade de transformar a percepção positiva da população em engajamento real. O CEO da Lina Open X, Alan Mareines, destaca que “os bancos têm uma oportunidade única de transformar essa percepção positiva em engajamento real.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

O brasileiro reconhece o valor da tecnologia, usa o diariamente, mas ainda não encontrou no próprio banco uma solução de educação financeira que realmente faça sentido para sua rotina”.

Regulação e Integração de Soluções

A Resolução Conjunta nº 8 do Banco Central do Brasil impulsiona o mercado de educação financeira, exigindo que as instituições financeiras adotem medidas de educação financeira, garantindo acesso a ferramentas de organização e planejamento do orçamento pessoal e familiar.

Alan Mareines enfatiza que “é uma oportunidade para as instituições financeiras integrarem soluções de gestão financeira em seus serviços, aproveitando o Open Finance e a inteligência artificial”.

Soluções Tecnológicas e Personalização

O mercado tem respondido com o desenvolvimento de soluções tecnológicas que combinam Open Finance e inteligência artificial, permitindo que instituições disponibilizem rapidamente ferramentas de gestão financeira personalizada. Ferramentas gratuitas, integradas aos apps bancários, podem facilitar muito o dia a dia neste sentido.

A Lina Open X desenvolveu a ferramenta Tutor Financeiro, selecionada pelo Lift Lab, programa de aceleração de soluções financeiras conduzido pela Fenasbac em parceria com o Banco Central.

Sair da versão mobile