BP vende 65% do Castrol por US$ 10 bilhões para Stonepeak. Negócio parte de plano estratégico com foco em redução de custos e aumento de lucros.
A BP anunciou a venda de 65% de sua divisão de lubrificantes Castrol por um valor total de US$ 10 bilhões, incluindo dívidas. A transação faz parte de um plano estratégico da empresa, iniciado sob a liderança do ex-CEO Murray Auchincloss, visando simplificar a organização e otimizar seus negócios.
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O acordo foi formalizado com a firma de investimentos Stonepeak, que adquirirá a participação majoritária. Em contrapartida, a BP manterá 35% da joint venture que será formada. A notícia foi antecipada pelo Wall Street Journal, que citou fontes internas sobre a proximidade do negócio.
A venda da participação do Castrol surge em um contexto de revisão do negócio da BP, lançada em fevereiro. O objetivo principal é simplificar a estrutura da empresa, reduzir custos operacionais e, consequentemente, aumentar os retornos para os acionistas.
A BP estabeleceu uma meta de vendas de ativos de US$ 20 bilhões até o ano de 2027. O valor arrecadado com a venda do Castrol será utilizado para diminuir o endividamento da empresa e impulsionar a produção de petróleo e gás.
A transação ocorre em um período de mudanças na liderança da BP. Murray Auchincloss, ex-CEO, renunciou ao cargo e será substituído por Meg O’Neill, da Woodside Energy, marcando a primeira vez que uma mulher ocupa o cargo de CEO na empresa.
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Meg O’Neill assumirá a posição a partir de 1º de abril. Enquanto isso, Carol Howle, anteriormente vice-presidente executiva de suprimentos, comércio e transporte, atuará como CEO interina.
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