O ex-presidente Jair Bolsonaro passou por um procedimento cirúrgico no Hospital DF Star, em Brasília, na segunda-feira (29 de dezembro de 2025). Segundo informações divulgadas por um familiar, o procedimento foi realizado após o ex-presidente apresentar-se em estado debilitado, em jejum e com sonolência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O familiar relatou que Bolsonaro teve uma noite “muito mal” e ainda estava em processo de recuperação. A intervenção cirúrgica foi agendada para ser realizada por volta das 14h da mesma data.
Detalhes do Procedimento
A equipe médica informou que o procedimento é uma intervenção de rádio, sem necessidade de incisões ou cortes. A técnica envolve a aplicação de anestesia e a realização de uma pulsão sobre o nervo frênico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O médico Claudio Birolini, responsável pelo procedimento, explicou que a intervenção visa cessar a enervação do nervo frênico ao diafragma, utilizando um bloqueio anestésico.
Intervenção Repetida
A equipe médica de Bolsonaro planeja repetir a intervenção, que foi realizada no sábado (27 de dezembro de 2025), mas desta vez no lado esquerdo do nervo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Objetivos e Expectativas
O objetivo do procedimento é promover uma denervação química através da injeção de anestésico local. A equipe espera que o efeito do anestésico diminua gradualmente, permitindo a recuperação da função nervosa.
A previsão é que o ex-presidente seja liberado do hospital em até 48 horas, caso não ocorram complicações. O prazo de internação, inicialmente estipulado em 7 dias, também está previsto para ser cumprido.
