Ex-presidente Bolsonaro passa mal e é monitorado
O ex-vereador Carlos Bolsonaro (PL) informou, nesta segunda-feira (16), que seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), teve um episódio em que passou mal durante a tarde e está sob acompanhamento médico. “Fui notificado recentemente de que o [ex-]presidente Jair Bolsonaro teve uma nova ocorrência de mal-estar hoje à tarde e continua sendo monitorado”, declarou Carlos, sem fornecer mais detalhes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A CNN Brasil tentou contato com a defesa e os médicos do ex-presidente para obter mais informações sobre o incidente, mas ainda aguarda posicionamento. Jair Bolsonaro cumpre atualmente pena no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, em uma ala conhecida como “Papudinha”, sob a responsabilidade da Polícia Militar do Distrito Federal.
Nos últimos dias, a defesa do ex-presidente havia solicitado a transferência para a prisão domiciliar, alegando riscos à sua saúde. O pedido, encaminhado ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, argumenta que o estado de saúde de Bolsonaro é precário e que já existem riscos comprovados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A defesa cita um parecer técnico elaborado pelo médico do ex-chefe do Executivo, Cláudio Birolini.
O parecer técnico é bastante contundente, afirmando que o ambiente carcerário eleva o risco de descompensações graves, como pneumonia aspirativa, insuficiência respiratória, crises hipertensivas e até mesmo a morte súbita. A defesa também menciona que uma perícia oficial realizada pela Polícia Federal admitiu que a falta de monitoramento diário, controle rigoroso da pressão arterial e hidratação adequada pode levar a uma descompensação clínica com risco de morte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
A defesa enfatiza a necessidade de observância rigorosa e contínua de medidas médicas e assistenciais para garantir a segurança e o bem-estar de Bolsonaro.
