Julgamento de Bolsonaro: Termo de Pesquisa Mais Buscado em 2025
Durante o ano de 2025, o julgamento que condenou o ex-presidente (PL) a 27 anos e 3 meses de prisão pela tentativa de golpe de Estado foi o termo de pesquisa mais buscado no Google entre os brasileiros. De acordo com dados do Poder360, os usuários demonstraram grande interesse em temas relacionados à democracia e aos processos judiciais, incluindo a Lei Magnitsky, a anistia e a PEC da Blindagem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A plataforma também registrou um alto volume de buscas relacionadas ao formulário de cadastro e alertas grátis.
Detalhes da Condenação e Penas
A 1ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão em 11 de setembro de 2025, por liderar a tentativa de golpe de Estado em 2022. A pena inicial será cumprida em regime fechado, e Bolsonaro também deverá pagar 124 dias-multa, no valor de dois salários mínimos por dia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além do ex-presidente, outras figuras foram condenadas:
- Alexandre Ramagem: 16 anos, 1 mês e 15 dias (regime fechado).
- Almir Garnier: 24 anos de prisão (regime fechado).
- Anderson Torres: 24 anos de prisão (regime fechado).
- Augusto Heleno: 21 anos de prisão (regime fechado).
- Mauro Cid: 2 anos em regime aberto, com restituição de bens (benefícios da delação premiada).
- Paulo Sérgio Nogueira: 19 anos de prisão (regime fechado).
- Walter Braga Netto: 26 anos de prisão (regime fechado).
Votação da Anistia e a PEC da Blindagem
Em 10 de dezembro de 2025, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei da Dosimetria, que visava reduzir a pena de todos os condenados pelos atos de vandalismo do 8 de janeiro e também daqueles que foram condenados pela tentativa de golpe de Estado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
No entanto, uma emenda limitou a aplicação aos “fatos relacionados ao dia 8 de janeiro de 2023”, citando a data da invasão e depredação dos prédios dos Três Poderes. A PEC da Blindagem, que tornava quase nulos os caminhos para punir judicialmente um congressista, foi rejeitada pelo Senado após uma onda de protestos.
Lei Magnitsky e Sanções Americanas
Em julho de 2025, o governo dos Estados Unidos, liderado por Donald Trump, impôs sanções ao ministro do STF Alexandre de Moraes, utilizando a Lei Magnitsky. O comunicado do governo norte-americano acusou Moraes de “assumir a responsabilidade de ser juiz e júri em uma caça às bruxas ilegal contra cidadãos e empresas americanas e brasileiras”.
Os EUA retiraram Moraes e sua esposa, a advogada Viviane Barci de Moraes, das sanções em dezembro.
COP30 e Desafios Climáticos
A 30ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima, realizada em Belém, no Pará, em novembro de 2025, foi marcada por desafios logísticos e ausências de líderes globais. O texto final da cúpula, denominado “Mutirão Global”, não atendeu às expectativas de governos, especialistas e cientistas.
