Ex-presidente Bolsonaro é preso em Brasília: operação do STF e manifestações de apoio chocam o país. Clima de tensão em Brasília
Na manhã de sábado, 22 de novembro de 2025, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso preventivamente na Superintendência da Polícia Federal em Brasília. A operação, ordenada pelo ministro Alexandre de Moraes do STF, não se baseia no cumprimento da pena já definida por envolvimento em tentativas de golpe de Estado em 2022, mas sim pelo descumprimento de medidas cautelares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A decisão judicial determina a prisão preventiva para garantir a ordem e a execução da Justiça, após uma série de violações das medidas cautelares impostas ao ex-presidente. A operação ocorreu nas primeiras horas do dia, com Bolsonaro sendo conduzido diretamente à sede da PF em Brasília.
O clima em torno da prisão foi de grande tensão e polarização. Em frente à Superintendência, houve manifestações de apoio ao ex-presidente, com discussões acaloradas e a presença de um trompete e celebrações com espumante. O filho do ex-presidente, senador (PL-RJ), organizou uma vigília em apoio ao pai, intensificando a movimentação no local.
A defesa do ex-presidente classificou a ação como “inacreditável” e “vergonhosa”, enquanto seus opositores consideraram a operação uma resposta legal necessária, diante das violações das medidas cautelares. A Polícia Federal informou que o cumprimento do mandado foi realizado com a máxima cautela, buscando assegurar a ordem e a aplicação da lei.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!