Bolsas da Ásia e Austrália caem com Wall Street e temores sobre IA e China. Kospi lidera perdas em Seul, Samsung e SK Hynix em queda.
As bolsas de valores na Ásia e na Austrália registraram quedas significativas nesta sexta-feira (14). O movimento segue o desempenho negativo de Wall Street, impulsionado por preocupações sobre o supervalorização de ações ligadas à inteligência artificial (IA) e por dados econômicos chineses que indicam uma desaceleração mais acentuada na segunda maior economia do mundo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O índice sul-coreano Kospi liderou as perdas na região, caindo 3,81% em Seul, atingindo 4.011,57 pontos. A Samsung Electronics e a SK Hynix foram os principais responsáveis pela queda, com desvalorizações de 5,45% e 8,50%, respectivamente. Outros mercados também apresentaram quedas, incluindo o Nikkei em Tóquio (-1,77%), o Hang Seng em Hong Kong (-1,85%) e o Taiex em Taiwan (-1,81%).
Na China continental, o Xangai Composto registrou uma queda de 0,97%, fechando em 3.990,49 pontos, enquanto o Shenzhen Composto cedeu 1,36%, atingindo 2.511,55 pontos. Dados recentes apontam para uma desaceleração na economia chinesa, com contrações nos investimentos em ativos fixos (1,7% entre janeiro e outubro) e um crescimento mais lento na produção industrial (4,5% no confronto anual de outubro) e nas vendas no varejo (2,9%).
As ações de Nova York também fecharam em forte declínio, refletindo a aversão ao risco na Ásia. Incertezas sobre a divulgação de dados econômicos dos EUA, após o fim da paralisação do governo Trump, contribuíram para o sentimento negativo. Esses dados são cruciais para que o Federal Reserve (Fed) decida sobre possíveis cortes de juros.
A bolsa australiana acompanhou o desempenho negativo de Wall Street e da Ásia, com o S&P/ASX 200 caindo 1,36% em Sydney, a 8.634,50 pontos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!