Bolsas da Ásia sobem comente apetite por risco; Xangai e Tóquio lideram avanços. MSCI Ásia-Pacífico atinge novo recorde.
As bolsas de valores na Ásia registraram avanços significativos nesta sessão, impulsionadas por um renovado apetite por risco entre os investidores. O cenário se desenvolveu em meio a uma liquidez reduzida, devido a mercados ainda afetados pelo feriado de Natal, incluindo Austrália e Hong Kong.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acompanhamentos atentos foram feitos às dinâmicas cambiais e intervenções governamentais.
Na China continental, o Xangai Composite subiu 0,1%, fechando em 3.963,68 pontos. O Shenzhen Composite avançou 0,3%, atingindo 2.541,94 pontos. O desempenho foi impulsionado por ações do setor de mineração, com novos recordes de metais preciosos e um aumento nos preços do cobre.
Em Taiwan, o Taiex registrou um ganho de 0,65%, fechando em 28.556,02 pontos.
O Banco do Povo da China (PBoC) implementou medidas para conter a valorização do yuan, fixando a taxa diária da moeda local em um nível inferior às expectativas do mercado, um movimento que gerou disparidades desde 2018, indicando intervenção governamental.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No Japão, o enfraquecimento do iene contribuiu para o apetite por risco nos mercados acionários. O índice Nikkei avançou 0,68% em Tóquio, atingindo 50.750,39 pontos, com destaque para o SoftBank, que subiu 1,8%.
Em Seul, o Kospi avançou 0,51%, fechando em 4.129,68 pontos, após semanas de desvalorização do won sul-coreano e medidas governamentais para estabilizar a moeda. O Kospi acumulou ganhos de aproximadamente 72% no ano, demonstrando o melhor desempenho entre as bolsas mundiais em 2025, segundo a Reuters.
O avanço das bolsas asiáticas, após uma sessão sem destaque na quinta-feira devido à menor liquidez durante o Natal, elevou o índice amplo MSCI da Ásia-Pacífico ao seu maior nível em seis semanas.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!