Bolsas americanas sobem; Dow Jones e S&P 500 avançam e Trump ordena ataque a Venezuela

Bolsas americanas sobem, Ibovespa acompanha; Trump ordena ataque a Venezuela. Ações de petróleo em alta, exceto Oxy. Trump acusa Maduro de “roubo” de petróleo.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Os principais índices das bolsas de valores dos Estados Unidos encerraram a segunda-feira, 5 de janeiro de 2026, em tendência de alta. O Dow Jones registrou um aumento de 1,23%, atingindo os 48.977,49 pontos. O Nasdaq avançou 0,69%, fechando aos 23.395,82 pontos, e o S&P 500 subiu 0,64%, encerrando aos 6.902,09 pontos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Ibovespa acompanhou o movimento das bolsas americanas, com um fechamento de 161.869,76 pontos, representando um aumento de 0,83%.

Ações de Petróleo em Alta

As ações de empresas do setor de petróleo nas bolsas de Nova York apresentaram, em geral, alta no mesmo período. A exceção foi a Oxy (Occidental Petroleum), que registrou uma queda de 2,67%. As empresas que tiveram desempenho positivo foram:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cenário do Dólar e Inflação

O dólar comercial fechou nesta segunda-feira (5.jan.2026) a R$ 5,405, registrando uma queda de 0,34%. O presidente dos Estados Unidos, do Partido Republicano, ordenou um ataque contra o país caribenho no sábado (3.jan), que resultou na captura do líder venezuelano, do PSUV (esquerda), e sua mulher, Cilia Flores.

O presidente dos EUA afirmou que o “regime socialista” venezuelano “roubou” a indústria de petróleo dos EUA “com violência”. Ele completou: “Foi tirado de nós como se fôssemos bebês, e não fizemos nada. Eu teria feito algo”. O vice-presidente dos EUA, do Partido Republicano, declarou que uma “potência” não deve permitir que seu petróleo seja “roubado” por “comunistas”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Maduro foi acusado de conspiração de narcoterrorismo; conspiração para a importação de cocaína; posse de metralhadora e dispositivos destrutivos; conspiração para posse de metralhadoras e dispositivos destrutivos.

Projeções Econômicas

O Boletim Focus elevou a estimativa para o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) em 2026 de 4,05% para 4,06%. Caso a projeção se concretize, a taxa ficaria abaixo do teto (4,5%) da meta de inflação. O informativo é divulgado semanalmente pelo Boletim Focus, com base em projeções de mais de 100 instituições do mercado financeiro. O relatório resume as expectativas para indicadores como inflação, câmbio, juros e crescimento da economia.

Sair da versão mobile