Bolsa Família ataca a fome: veja quem será incluído

Mais de 636 mil famílias em situação de fome recebem Bolsa Família. A iniciativa integra SUS, SUAS e Sisan contra a insegurança alimentar.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O governo federal anunciou a inclusão prioritária de 636,4 mil domicílios no programa Bolsa Família, devido à identificação de risco de insegurança alimentar. Essa iniciativa faz parte da nova estratégia do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) para identificar e atender famílias que enfrentam dificuldades no acesso à alimentação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ação visa ampliar o alcance do programa e garantir suporte a indivíduos em situação de vulnerabilidade.

Rede de Assistência Social

Segundo a secretária extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome, Valéria Burity, a estratégia envolve a integração entre o Sistema Único de Saúde (SUS), o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa rede permite a identificação em tempo real de pessoas em condições de fome e o encaminhamento para programas sociais.

Redução da Insegurança Alimentar

Nos últimos anos, o Brasil retirou 26,5 milhões de pessoas da insegurança alimentar severa, conforme dados do Mapa da Fome da ONU. O foco atual é alcançar famílias em situação de subalimentação, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, e entre povos indígenas e comunidades tradicionais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Retomada do Monitoramento

Após um período de interrupção no monitoramento, o MDS retomou a avaliação da insegurança alimentar com base na metodologia do IBGE. Essa ação permite identificar áreas com maior incidência de insegurança alimentar e direcionar recursos e políticas de forma mais eficiente.

Disponibilização de Informações

Detalhes sobre a operação e as novas estratégias do Plano Brasil Sem Fome estão disponíveis no episódio mais recente do podcast Fala MDS, publicado semanalmente às sextas-feiras nas plataformas Spotify, Deezer, Amazon Music, Apple Podcasts e SoundCloud.

Sair da versão mobile