Investimento em IA: Uma Nova Bolha Financeira?
O mercado financeiro está passando por um momento de grande otimismo em relação à inteligência artificial (IA), com aportes que ultrapassam bilhões de dólares. Essa situação evoca lembranças da bolha da internet no início dos anos 2000, quando empresas que surfavam a nova onda eram vistas como grandes apostas, mas que, gradualmente, o mercado percebeu que nem toda nova ideia recebera um enxurrada de dinheiro traria retorno.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Observadores já alertam para semelhanças com o movimento do pós-pandemia, conforme indicado pela Pesquisa Global de Gestores de Fundos do BofA, que aponta para 54% de economistas acreditando que as ações de IA estão em uma bolha financeira, um nível recorde de respostas afirmativas.
A Nvidia, principal produtora de semicondutores para IA, viu suas ações valorizarem mais de 1.200% nos últimos cinco anos, enquanto outras empresas como Microsoft, Meta e Alphabet registraram avanços expressivos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Analistas e executivos de grandes bancos, como Goldman Sachs e JPMorgan, expressam cautela, alertando que o excesso de investimento em IA pode gerar perdas. David Solomon, CEO do Goldman Sachs, e Jamie Dimon, CEO do JPMorgan, concordam que a euforia atual pode ser exagerada e que parte do capital investido não trará retornos.
O Medo da Bolha e Outros Ativos
O receio de uma bolha no mercado de ações de IA está impulsionando outros ativos. Lisa Shalett, CIO do Morgan Stanley Wealth Management, observa o rali do ouro, com investidores comprando o metal como proteção contra o risco de uma bolha especulativa em ações de tecnologia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Apesar do índice Vix, que mede o medo do mercado, permanecer em níveis baixos, o temor de uma bolha pode levar a uma expansão dos ganhos do ouro, refletindo a preocupação com investimentos supervalorizados no setor de tecnologia.
