BoJ sinaliza nova alta de juros com fala de Junko Nakagawa. Banco do Japão avalia cenário econômico e inflação na decisão
A vice-presidente do Banco do Japão (BoJ), Junko Nakagawa, reiterou que novas elevações da taxa básica de juros permanecem em consideração, mas enfatizou a necessidade de cautela diante das incertezas econômicas. A declaração foi feita em um discurso realizado nesta segunda-feira (10).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nakagawa afirmou que, caso o cenário de atividade econômica e inflação se confirme, o BoJ continuará a aumentar a taxa de juros e a ajustar o nível de acomodação monetária. A dirigente ressaltou que as expectativas de inflação em prazos médios e longos estão gradualmente se elevando em direção à meta de 2%.
A alta recente da inflação, segundo Nakagawa, é mais acentuada do que em períodos anteriores. A instituição financeira continuará a monitorar de perto a evolução dos indicadores econômicos e financeiros.
Na reunião de outubro, o BoJ manteve a taxa básica de juros em 0,5% ao ano, o mesmo patamar desde a última elevação, ocorrida em janeiro. O documento de opiniões divulgado nesta segunda-feira indica que o conselho do banco está se preparando para uma nova alta, com um membro sugerindo que as condições para “dar mais um passo” na normalização monetária estão quase atendidas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!