BMW inicia produção do X5 híbrido plug-in no Brasil! A Casual Exame acompanhou a montagem na fábrica de Araquari, SC, onde o SUV terá produção em larga escala
Desde outubro de 1995, a BMW tem presença consolidada no Brasil. Em 2014, a marca iniciou a produção nacional de automóveis com o Série 3, estabelecendo-se como líder de vendas no segmento premium. A unidade fabril em Araquari, Santa Catarina, expandiu sua produção para incluir os SUVs X1 e X4, e, recentemente, deu início à produção do X5 híbrido plug-in.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em novembro do ano passado, a BMW iniciou a montagem do X5 híbrido plug-in no Brasil, um marco importante para a marca. A Casual Exame acompanhou o processo de montagem na última terça-feira, 28. Este é o primeiro híbrido plug-in do tipo que é produzido no país.
A decisão de nacionalizar o SUV de luxo foi motivada pelo bom desempenho dos modelos eletrificados no mercado brasileiro. Em 2024, um em cada quatro veículos da marca vendidos no País foi elétrico ou híbrido plug-in. O X5 Plug-in Hybrid possui uma bateria de 25,7 kWh que garante uma autonomia no modo elétrico de até 79 quilômetros.
O motor 3.0 de seis cilindros, aliado ao motor elétrico e à transmissão automática de oito marchas, entrega 489 cv de potência e 71,4 kgfm de torque.
A fábrica de Araquari, que ocupa uma área de 1,5 milhão de m², produz atualmente 56 carros por dia. O processo de montagem do X5 Plug-in Hybrid começa com a desmontagem das portas para inspeção da carroceria. Após a instalação do teto-solar e a distribuição dos chicotes elétricos (com 13 km de extensão), o cockpit, a tapeçaria e os airbags são adicionados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A bateria no assoalho e o “casamento” da carroceria com o conjunto mecânico completam a montagem. Em sete minutos, os sistemas de segurança ativa do SUV, como o freio automático de emergência e o controle de faixa, são parametrizados.
A equipe de Engenharia, localizada a dezenas de metros da linha de produção, desempenha um papel crucial na evolução global dos veículos da BMW. Liderada por Marc Breithecker desde 2023, a equipe contribui com softwares e sistemas de propulsão. As visitas ao público, que ocorrem de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h (exceto feriados), incluem os processos de pintura, logística, soldagem da carroceria, montagem e teste de qualidade.
Os ingressos custam R$ 190.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!