Black Friday e 13º: Alerta para planejamento financeiro e prevenção de fraudes

Empregadores pagam 13º até 28 de novembro: Black Friday impulsiona consumo | Neotrust, Itaú alertam sobre fraudes.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O pagamento da primeira parcela do 13º salário deve ser efetuado pelos empregadores até o dia 28 de novembro. Devido à proximidade com a Black Friday, que ocorrerá no mesmo dia, os trabalhadores têm um incentivo adicional para utilizar esse valor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A legislação garante que o pagamento da primeira parte do direito seja realizado até o final do mês de novembro.

Considerações sobre o Calendário Financeiro

Em razão do dia 30 de novembro ser um domingo, o prazo para depósito do pagamento se estende até o último dia útil do mês, que é sexta-feira, dia 28. Essa data é crucial para evitar atrasos no recebimento do benefício pelos trabalhadores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Análise de Especialistas sobre o Impacto da Black Friday

Vanessa Martins, head de marketing da Neotrust, destaca que a combinação de renda extra com a Black Friday pode impulsionar as vendas. Segundo ela, “quando o consumidor entra na data com reforço de renda, ele tende a comprar mais e com mais confiança.

A junção de renda disponível com a principal data de intenção de compra do calendário cria um ambiente muito favorável para aumento de volume e aceleração do consumo”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Alertas sobre Planejamento Financeiro

Gean Duarte, economista e CEO da Bixa Rica, ressalta a importância do planejamento financeiro. Ele adverte: “O risco é que muitos consumidores gastem tudo nessa época e esqueçam das despesas que vêm logo em seguida, como impostos, material escolar, IPVA, IPTU e os gastos de fim de ano. É ótimo aproveitar a Black Friday, mas só se for com consciência e planejamento.

Do contrário, o desconto de novembro pode se transformar na dívida de janeiro”.

Prevenção contra Fraudes e Golpes

Victor Thomazetti, superintendente de Prevenção a Fraudes do Itaú Unibanco, enfatiza a necessidade de precaução. Ele informa que o banco investiu mais de R$ 11 bilhões em tecnologia para combater fraudes, mencionando soluções como o Hub de Segurança e o Alerta Pix. Thomazetti recomenda desconfiar de ofertas excessivamente vantajosas, verificar a legitimidade de sites e lojas, evitar links suspeitos e preferir o uso de cartões virtuais em compras online.

Sair da versão mobile